23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
spot_img

Mais de 95% dos técnicos formados pelo Senai estão empregados em Mato Grosso do Sul

A eficácia da formação em técnico pelo Senai está comprovada em números. De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, 95,6% dos ex-alunos dos cursos técnicos oferecidos em Mato Grosso do Sul estão empregados. O Estado supera a taxa registrada nacionalmente pela instituição, ficando atrás apenas do estado de Rondônia (96,9%), além de apresentar um acréscimo de quase 50% na renda dos profissionais.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Rodoplho Caesar Mangialardo, os números são reflexo do momento econômico favorável no Estado e do reconhecimento da instituição perante à indústria. “Vivemos pleno emprego e ainda precisamos de mão de obra, tendo capacidade para que esse desempenho seja ainda maior nos próximos anos. Além disso, os números comprovam a qualidade do Senai, enquanto referência na formação técnica”. 

Das 1.656 empresas pesquisadas, 1.499 (90%) afirmaram dar preferência aos egressos do Senai no momento de novas contratações.

No País, a taxa de formados em cursos técnicos que estão empregados aumentou para 85,6%: a maior porcentagem desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002. Essa é a 22ª edição do levantamento, que consultou mais de 211 mil ex-estudantes ao longo de 2023 e 2024. 

A taxa de ocupação estadual representa um aumento de 10% em relação ao levantamento anterior (2021-2023), saltando de 85,6% para 95,6%. Além disso, dos formados em cursos técnicos, 79,1% ocupam vagas formais, com carteira assinada, demonstrando os profissionais estão bem-posicionados no mercado de trabalho.

O acréscimo na renda para quem conquista um diploma de nível técnico também chama a atenção no Estado, saindo de 28,1% para 49,6%, de um ano para outro. 

“Está claro que investir em educação profissional e tecnológica é essencial para construir um futuro mais sólido. O Senai trabalha continuamente para acompanhar as tendências do mercado e oferecer cursos que incorporam as mais recentes inovações, formando profissionais que aprendem na prática desde o início e chegam prontos para conduzir as transformações do setor. Por isso, eles estão cada vez mais bem colocados no mercado de trabalho”, destaca o diretor geral do Senai, Gustavo Leal.

Cursos mais procurados

A pesquisa apontou ainda os setores com maior taxa de empregabilidade entre os ex-alunos do Senai, sendo eles Telecomunicações (98%), Celulose e papel (97,5%), Refrigeração e climatização (95,3%), Energia (91,7%) e Metalmecânica (90%).

No Mato Grosso do Sul, os cursos mais procurados para o ano letivo de 2025 são os técnicos em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica Industrial e Refrigeração e Climatização. 

Inscrições abertas 

As inscrições para o primeiro semestre de 2025 estão abertas e podem ser feitas pelo https://www.futuro.digital/cursos-tecnicos. São 1.640 vagas para mais de 20 cursos em 15 municípios de MS.

A educação profissional técnica de nível médio é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio, que devem comprovar a escolaridade ou vínculo com instituição de ensino.

Os documentos necessários na hora da matrícula são: carteira de identidade ou CNH (original e cópia), CPF ou declaração da Receita Federal (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio ou documento comprovando que o interessado está cursando a etapa de ensino tida como requisito (original e cópia) e comprovante de residência atualizado.

Somente terá a matrícula confirmada o candidato que tiver concluído ou comprovar estar regularmente matriculado no Ensino Médio e realizar o pagamento da primeira parcela do curso no período de três dias úteis posterior a data de matrícula. 

O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado no setor financeiro das unidades operacionais do Senai por meio de pix, cartão de crédito ou débito ou em instituição bancária por meio de boleto bancário.

Fale com a Redação