O mapeamento de agentes criativos de Mato Grosso do Sul continua em andamento e já começa a gerar dados essenciais para a criação de políticas públicas voltadas para o setor. A ação, liderada pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), tem como objetivo mapear os profissionais da economia criativa no estado e formar um banco de dados estratégico para futuros investimentos e iniciativas.
Até o momento, 18 municípios participaram da pesquisa, com destaque para Campo Grande, que representa 42% das inscrições, seguido por Ponta Porã (18%), Bonito (10%) e Três Lagoas (9%). Os dados revelam que 67% dos cadastrados são mulheres, com a faixa etária predominante entre 30 e 49 anos (55%). Entre as áreas mais mencionadas pelos participantes, destacam-se o artesanato (42%), audiovisual (16%), música (13,5%), gastronomia (13,5%), artes visuais (11%), design (10,5%), moda (9,5%) e literatura (8,5%).
Outro dado relevante é que para metade dos participantes, a atividade criativa é a principal fonte de renda familiar. Além disso, 75% dos cadastrados afirmam já expor seus trabalhos em eventos e feiras de economia criativa.
Engajamento dos gestores municipais
O mapeamento foi um dos principais temas discutidos durante o Encontro de Gestores de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizado no início de fevereiro. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância da participação dos gestores municipais para entender as realidades locais e fortalecer a economia criativa em todo o estado. “Precisamos desses dados para direcionar incentivos e construir políticas públicas que realmente façam a diferença para os nossos criativos”, afirmou.
A superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, reforçou que os municípios têm um papel fundamental no sucesso do mapeamento. “Contamos com os gestores culturais para ampliar o alcance da iniciativa e garantir que nenhum criativo fique de fora. Com um banco de dados robusto, poderemos desenvolver ações mais estratégicas e eficazes para fortalecer o setor”, afirmou.
Entre as estratégias discutidas no evento, ficou acordado que os municípios devem intensificar a divulgação do mapeamento por meio de redes sociais, rádios locais e eventos culturais. Além disso, foi destacada a importância de ampliar os incentivos para capacitação profissional e promover mais feiras e encontros que impulsionem a economia criativa em nível local.
Como participar
Os agentes criativos que ainda não se cadastraram podem preencher o formulário online e contribuir para a construção do banco de dados “MS + Criativo”. A participação é essencial para que o Governo do Estado possa desenvolver ações mais direcionadas, identificar as áreas que precisam de mais incentivos e fomentar a economia criativa em todas as regiões do estado.
Serviço – O cadastro pode ser realizado através do link: https://www.pesquisa.ms.gov.br/pesquisa/69. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9320.