O prefeito Marçal Filho recebeu hoje a informação que o município foi contemplado com a construção de 100 unidades habitacionais pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), voltado para as famílias de baixa renda, mais propriamente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. As tratativas para atender Dourados com novo projeto habitacional teve início logo nos primeiros dias de governo e a resposta foi rápida. “Vários outros projetos estão em andamento e determinei à nossa equipe técnica que priorize a garantia de moradias para quem mais precisa, levando cidadania e dignidade às pessoas que nos últimos anos foram ignoradas pela Prefeitura de Dourados”, enfatizou Marçal Filho.
O prefeito destaca que apenas cinco municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados com a Portaria número 47/2025, publicada hoje pelo Ministério das Cidades e que Dourados foi o único a conseguir 100 moradias. “Os demais municípios, inclusive a capital Campo Grande vão receber 50 unidades e nossa cidade cidade terá o dobro, comprovando a importância do alinhamento entre a Agência Municipal de Habitação de Dourados com a Agência de Habitação do Governo do Estado”, enfatizou Marçal Filho.
Ele destaca a relevância do trabalho em conjunto com os diferentes níveis de governo. “Essa conquista é fruto da articulação e do diálogo constante entre a Agehab de Dourados e a Agehab do Estado, que atuam em sintonia com o Ministério das Cidades”, explicou Marçal Filho. “Estamos construindo um novo momento para Dourados, com foco em melhorar a vida das pessoas e esse resultado reflete o compromisso da nossa gestão com as famílias que mais precisam”, destacou. “A liderança de Dourados no número de unidades aprovadas é motivo de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, completou Marçal Filho.
Quem também comemorou a publicação da Portaria número 47/2025, do Ministério das Cidades, foi o diretor-presidente da Agehab Dourados, Éder Felipe. Ele reforçou a importância das parcerias institucionais e enalteceu o papel decisivo do prefeito Marçal Filho. “Essa vitória não seria possível sem o apoio irrestrito da Agehab do Estado, que foi uma parceira incansável, e da Secretaria Nacional de Habitação, que reconheceu o potencial e a seriedade do projeto de Dourados”, enfatizou Éder Felipe.
O diretor-presidente da Agehab ressaltou ainda que a atuação firme na conquista de novos projetos habitacionais para o município atende uma prioridade da Administração Municipal. “Não posso deixar de destacar a articulação estratégica do prefeito Marçal Filho, que, com sua experiência e diálogo com as lideranças estaduais e federais, garantiu que Dourados fosse contemplada com o maior número de unidades habitacionais no Estado”, completou o diretor.
Para Éder Felipe foi um marco Dourados superar até mesmo a capital Campo Grande, o que reforça o comprometimento da atual gestão em fazer mais e melhor para a população. “Essa conquista reflete a eficiência da gestão e a liderança do prefeito Marçal Filho na busca por avanços concretos para o município, sobretudo num setor onde a demanda habitacional é elevada”, completou o diretor-presidente da Agehab, ao entregar ao prefeito na manhã desta segunda-feira (20) a Portaria número 47/2025 do Ministério das Cidades.