O prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), anunciou nessa quinta-feira (02), durante a reunião com os secretários municipais, que fará uma auditoria completa na Fundação Municipal da Saúde (Funsaud).
“Ela [Funsaud] que comanda o Hospital da Vida e a UPA, e nós não estamos vivenciando uma situação boa. […] A população sofre com o atendimento e precisamos melhorar, mas só vamos conseguir após a auditoria, com a real situação”, justificou.
O prefeito adiantou que já conversou com o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões. “Ele está disposto a ajudar, mas isso só vai acontecer a partir do momento que tivermos um diagnóstico de como se encontra a saúde em geral em Dourados”.
Ainda sobre a saúde pública, Marçal disse é preciso melhoria e humanização no atendimento. “Nomeei o Marcio Figueiredo como secretário de Saúde e dei a liberdade para escolher o presidente da Funsaud, para trabalharem em harmonia”.
Para o prefeito, não é possível que a Fundação atue de uma forma e a Secretaria Municipal de outra. “Não tem sentido ter uma saúde que funciona isoladamente, cuidando da UPA e Hospital da Vida, e outra, a Secretaria, cuidar dos postos”, afirmou.
O prefeito concluiu o assunto dizendo ainda que, a partir da auditoria, quando tiver conhecimento da real situação financeira da Fundação, vai bater às portas do Governo do Estado em busca de recursos e tornar a Funsaud viável.