Livro, que se chama ‘O Novo Agora’, fecha a trilogia iniciada por Marcelo Rubens Paiva nos anos 1980, com ‘Feliz Ano Velho’
Após o sucesso impulsionado pelo Oscar, com um aumento de mais de dez vezes nas vendas, o livro Ainda Estou Aqui (2015) ganhará uma sequência no próximo mês. O Novo Agora, de Marcelo Rubens Paiva, tem lançamento oficial marcado para 22 de abril e já está em pré-venda no site da Companhia das Letras por R$ 79,90 (versão ebook por R$ 39,90).
O autor, ainda lembrado pelo romance geracional Feliz Ano Velho (1982), continua suas memórias familiares e aborda sua experiência com a paternidade — temática que já aparecia em sua obra anterior, adaptada para o cinema por Walter Salles.
Fechamento de uma trilogia
O Novo Agora encerra, de certa forma, uma trilogia iniciada com Feliz Ano Velho, no qual Rubens Paiva narra sua juventude libertina no contexto da ditadura militar e o acidente que o deixou tetraplégico aos 20 anos. Já em Ainda Estou Aqui, ele mergulha na história de sua família e na busca pela verdade sobre o desaparecimento do pai, o deputado Rubens Paiva, durante o regime militar.
Neste novo livro, o autor transporta sua narrativa para um Brasil pós-redemocratização, com foco a partir de 2014, refletindo sobre a ascensão da direita no país e seu impacto na literatura. O romance traz ainda uma abordagem pessoal sobre a fragmentação de seu casamento com a filósofa Silvia Feola, mãe de seus dois filhos, e os desafios enfrentados durante o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19.
Estilo franco e irreverente
A escrita direta e sem pudores, característica de Rubens Paiva, permanece presente — um estilo que, segundo relatos, não agradava sua mãe, Eunice Paiva, avessa a palavrões. Mas, com sua habitual mistura de humor e melancolia, o autor mais uma vez explora a complexidade da instituição familiar, consolidando-se como um dos grandes cronistas da experiência brasileira contemporânea.