Um homem de 53 anos, portador de hipertensão, foi resgatado na tarde deste sábado (5) em uma fazenda localizada a cerca de 150 quilômetros de Ladário, na região pantaneira do Paiaguás. Ele apresentava fortes dores no peito e na lombar, além de relatar falta de alimentação adequada nos últimos dias.
A ação de resgate foi realizada com o apoio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval. A solicitação foi feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, que acionou a Marinha do Brasil diante da dificuldade de acesso terrestre ao local. Um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) acompanhou o atendimento durante o voo.
Após o resgate, o helicóptero pousou no heliponto do EsqdHU-61, de onde uma ambulância dos Bombeiros transportou o paciente até a Santa Casa de Corumbá para avaliação e cuidados médicos.
De acordo com a Marinha do Brasil, o atendimento foi realizado por meio do EVAM (Evacuação Aeromédica), operação que ocorre em regime de cooperação com o Corpo de Bombeiros. O procedimento é acionado em casos de emergência médica em áreas de difícil acesso, e depende de fatores como condições climáticas, disponibilidade da aeronave e viabilidade do voo durante o dia.