25.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de março, 2025
spot_img

Matéria declara Carnaval de Campo Grande patrimônio imaterial e cultural

De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Decreto Legislativo 4/2025, que declara o Carnaval de Campo Grande como patrimônio imaterial e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

A declaração reconhece a relevância histórica, cultural e social da festa popular para a população sul-mato-grossense. Por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Poder Executivo adotará as medidas necessárias para o registro deste bem, conforme previsto em norma vigente.

Em especial, a proposta considera o Carnaval de Campo Grande promovido e organizado pela Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (LIENCA), reconhecendo suas tradições históricas, sociais e culturais, bem como suas contribuições para o fortalecimento da identidade regional.

Matéria declara Carnaval de Campo Grande patrimônio imaterial e cultural

“A declaração do Carnaval de Campo Grande como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado reforça o compromisso com a preservação das nossas tradições culturais, assegurando a valorização e continuidade desta importante manifestação, símbolo genuíno da cultura popular brasileira. O projeto celebra e perpetua o valor inestimável do Carnaval de Campo Grande para o Estado de Mato Grosso do Sul”, justificou o deputado Junior Mochi, autor da proposta.

Fale com a Redação