A nota deve ser utilizada para situar os candidatos em relação aos concorrentes para a mesma vaga, não sendo uma garantia de seleção
Neste sábado (18), o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou a primeira nota de corte parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. As notas de corte são atualizadas diariamente e devem ser utilizadas pelos candidatos apenas como referência, sem garantia de seleção.
Os estudantes têm até às 23h59 da próxima terça-feira (21) para alterar as opções de curso no sistema. O último registro efetuado será considerado no processo seletivo.
Novidades no Sisu 2025
Neste ano, o sistema passou por melhorias, e as notas de corte serão atualizadas das 0h às 8h, com um período de cruzamento de dados mais longo. Além disso, as instituições participantes podem aplicar pesos diferentes às provas do Enem, resultando em variações nas pontuações conforme os critérios adotados.
Outra novidade é o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que concede bolsas de R$ 1.050 mensais aos estudantes que obtiverem no mínimo 650 pontos na média das cinco provas do Enem e forem selecionados para cursos presenciais de licenciatura. Todos os cursos contemplados estarão sinalizados no Sisu.
Calendário do processo seletivo
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro, disponível no boletim do candidato.
- Matrícula: Entre os dias 27 e 31 de janeiro, diretamente nas instituições de ensino, com possibilidade de envio digital ou presencial dos documentos necessários.
- Lista de espera: Candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções de curso podem manifestar interesse na lista de espera entre 26 e 31 de janeiro, pelo boletim do sistema.
O Sisu continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Brasil, e o MEC reforça a importância de os candidatos acompanharem as atualizações do sistema para aumentar suas chances de aprovação.