37.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

Mesmo com Deltacron já confirmada, Governo deve rebaixar covid-19 à situação de endemia

Apesar de uma nova variante estar chegando ao Brasil, o Governo Federal quer rebaixar a situação sanitária de pandemia para endemia. Em sua justificativa, sustenta que mais de 91% de toda a população nacional acima dos 12 anos já está imunizada contra o novo coronavírus, o que ajuda a controlar os casos mais graves da doença.

Nesta terça-feira (15), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/ MG) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, debateram o assunto e a possibilidade da pauta entrar no plenário do Congresso Nacional já nos próximos dias.

Pacheco usou as redes sociais para comentar o pedido recebido e citou estar preocupado com a decisão do Governo diante da nova variante Deltacon. “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, postou.

O ministro da Saúde tem percorrido as esferas políticas de Brasília para tratar desse assunto, na semana passada, ele já havia se encontrado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e agora deve se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.

Também nessa terça-feira, o próprio Marcelo Queiroga confirmou que o Brasil tem dois casos positivos da nova variante, que é uma combinação de mutações Delta e Ômicron. Os casos, segundo o ministro, foram detectados no Amapá e no Pará.

Apesar disso, o representante do Governo Federal minimizou os possíveis impactos da nova variante ao afirmar que a identificação dos casos “é fruto do fortalecimento da capacidade genômica no Brasil”.

“Vivemos em um ambiente pandêmico, surgem variantes do vírus, algumas variantes são de importância, outras são de preocupação. Tudo o que acontece nos países nós observamos”, completou.

Em seu entendimento, o Brasil vive uma desaceleração de novos casos e que há cidades brasileiras em que a situação epidêmica está sob controle. Inclusive, nas últimas semanas alguns municípios e estados revogaram o uso de máscara em ambientes abertos e fechados.

De acordo com os dados da última sexta-feira (11), divulgados pela pasta, 91% da população brasileira acima de 12 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. Desse total, 84,38% completou o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos receberam a dose de reforço.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o país já registrou 656 mil mortes para o novo coronavírus e aproximadamente 29,4 milhões de infectados.

Fale com a Redação