26.8 C
Campo Grande
sábado, 12 de abril, 2025
spot_img

Mesmo com dificuldades deixadas pelo antecessor, Marçal Filho destaca avanços nos 100 dias da gestão

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), afirmou que está enfrentando o maior desafio de sua carreira. Aos jornalistas, ele apresentou o balanço destes 100 primeiros dias de sua gestão.

Na fala, o gestor fez duras críticas ao antecessor Alan Guedes (PP), especialmente na parte financeira do Município, destacando que quando assumiu encontrou o caixa sem recursos e a folha de pessoal no limite.

“A administração anterior disse que tinha arrumado a casa, mas não tinha casa arrumada coisa nenhuma. Pegamos os cofres vazios e a casa desarrumada”, acusou ele, complementando que “esses são os melhores 100 dias de governo de todos os tempos”.

“Encontramos uma verdadeira bagunça, com quadro de pessoal inchado, no limite prudencial, postos de saúde caindo aos pedaços, ruas esburacadas”, enfatizou. “Há ainda muito a se fazer, mas temos ainda quase quatro anos e vamos continuar trabalhando”.

Na sua avaliação, apesar do cenário conturbado, tem muito a comemorar. “Realizamos avanços em todas as áreas, sempre com a prioridade de cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida”.

Mesmo com dificuldades deixadas pelo antecessor, Marçal Filho destaca avanços nos 100 dias da gestão
Marçal e secretários receberam profissionais da imprensa na manhã desta quinta para falar dos 100 dias de governo. Foto: A. Frota

Marçal citou como exemplo do trabalho neste período a criação de uma central de matrículas, eliminando as filas históricas e a entrega dos kits escolares completos entregues já no primeiro dia de aula, além da entrega dos uniformes escolares.

Anda no balanço, o prefeito de Dourados disse que foram contratadas cerca de três mil vagas em creches particulares para suprir a demanda urgente, renovação da frota e melhorias significativas no transporte escolar.

Marçal destacou ainda iniciativas sociais como o CRAS Itinerante e o Mutirão do Cadastro Único. Já na área da saúde pública, a gestão realizou a humanização dos atendimentos, descentralização e ampliação da oferta de medicamentos.

Na infraestrutura, o prefeito lembrou das limpezas e recuperação de bueiros, prevenção a alagamentos com a construção das chamadas “bocas de dragão” e trabalhos de poda e substituição de árvores.

Outro destaque foi a revitalização da tradicional feira livre, que agora conta com atrações culturais e musicais, atraindo novamente um grande público, a duplicação da rua próxima ao Parque Antenor Martins e a recuperação asfáltica em diversos pontos da cidade.

“Houve o recapeamento no Jardim Água Boa, feito em parceria com o governo estadual, e obras aguardadas há anos foram entregues, como a reabertura do posto de saúde do Jardim Ouro Verde e a ativação do Centro Social Rural no distrito de Parambi”, disse.

No setor rural, foram recuperados mais de 200 quilômetros de estradas, beneficiando também a reserva indígena com abertura e cascalhamento de novas vias. Marçal Filho enfatizou ainda a liberação do aeroporto para receber aeronaves de grande porte.

Sobre os gastos com os servidores, Marçal detalhou que 53,7% da folha estava comprometida quando assumiu o cargo, ou seja, próxima do limite imposta pela lei de responsabilidade fiscal.

O prefeito garantiu que irá implementar a auditoria para fiscalizar gastos com a Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), cujas dívidas hoje ultrapassam a casa dos R$ 80 milhões.

Uma das medidas já adotadas foi o corte de cerca de 20% dos cargos considerados desnecessários, gerando uma economia mensal de aproximadamente R$ 50 mil. Além disso, vários contratos com empresas ineficazes foram cancelados.

“Continuaremos trabalhando para avançar ainda mais. Com fé em Deus, na minha equipe e muito trabalho, estamos mudando Dourados para melhor”, finalizou ele, lembrando ainda a programação da primeira grande festa da Páscoa.

Fale com a Redação