Os avisos abrangem todas as cidades do Estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (26) dois avisos simultâneos de muita chuva para o Estado, válidos até amanhã (27). O Instituto prevê chuva de até 60 milímetros por hora e ventos intensos, podendo chegar aos 100 quilômetros por hora, em algumas regiões do Estado.
Nas regiões em cor amarela, no mapa ao lado, concentradas no Pantanal e sudoeste de Mato Grosso do Sul, tem previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Nove cidades estão listadas neste alerta. São elas: Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.
No segundo comunicado de tempestade, estão os demais municípios, incluindo a cidade de Campo Grande.
É esperado chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Nas demais, de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Recomendação
O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.