No último dia 12 foi celebrado em todo o País o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em Mato Grosso do Sul, um dos locais mais visitados foi o modesto santuário localizado entre os distritos de Camisão e Piraputanga, na cidade de Aquidauana.
Por conta das velas acessas e depositadas no local, houve um incêndio que consumiu parte da estrutura interna da igreja. O que chamou a atenção dos fiéis foi fato de a imagem de Aparecida ter ficada completamente intacta mesmo atingida pelo fogo.
O padre Paulo Sousa, responsável pelo santuário, disse à imprensa local que as chamas danificaram as paredes, fiação elétrica, estrutura de madeira e o telhado. Além disso, o manto da imagem de Aparecida foi totalmente consumida pelo incêndio.
O padre também detalhou que o fogo só não destruiu por completo o santuário por conta da ação rápida dos moradores da região. Eles utilizaram um extintor para apagar as chamas. A perícia adiantou que não foi incêndio de origem criminosa.
O incêndio aconteceu na madrugada de segunda-feira (14). Dois dias antes mais de 2 mil pessoas participaram da celebração em homenagem a padroeira do Brasil. O santuário é um destino turístico pantaneiro e atraí muitos peregrinos.
Paulo contou também que esse é o segundo episódio de incêndio do santuário. O primeiro aconteceu no Dia de Finados de 2023. O santuário foi construído há três anos para receber devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Ainda conforme informou o padre, a reforma da estrutura danificada deve levar cerca de um mês para ser concluída. Enquanto isso, o local permanece aberto para visitação dos fiéis, embora a acensão de velas esteja suspensa até que a reforma seja finalizada.