30.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 6 de janeiro, 2025
spot_img

Ministério da Saúde assegura 100% de abastecimento de vacinas em MS

O Governo Federal garantiu a oferta de imunizantes em todo o país nos últimos meses, consolidando a proteção vacinal da população brasileira. Segundo dados do painel de distribuição do Ministério da Saúde (MS), mais de 643 milhões de doses foram enviadas aos estados entre 2023 e 2024, atendendo 100% das vacinas previstas no calendário básico. Desse total, Mato Grosso do Sul recebeu 7,4 milhões de doses, com 2,6 milhões aplicadas apenas no último ano.

“Garantimos 100% do abastecimento de todas as vacinas do calendário básico”, afirmou Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS. Ele destacou ainda que, desde 2023, as coberturas vacinais mostram tendência de crescimento, impulsionadas por campanhas de multivacinação que ampliaram o acesso e a segurança para a população.

Em 2024, até novembro, o país registrou aumento na cobertura vacinal de 15 das 16 vacinas infantis do calendário básico, sendo que 12 delas ultrapassaram os percentuais do ano anterior. Anualmente, cerca de 300 milhões de doses são distribuídas para os 5.570 municípios brasileiros, em um processo logístico desafiador, que exige planejamento e gestão eficiente.

Estoques reforçados e desafios superados

Gatti detalhou que, mesmo com a complexidade da logística e a extensão territorial do Brasil, o PNI conseguiu garantir estoques suficientes para atender à demanda nacional. Vacinas como as de meningite e coqueluche possuem reservas para os próximos seis meses, assegurando a continuidade do atendimento.

No caso da vacina contra a varicela, que enfrentou escassez global de matéria-prima, o diretor informou que o problema foi solucionado com a inclusão de novos fornecedores. Atualmente, o Brasil conta com três fornecedores para esse imunizante, garantindo a normalização do abastecimento até o primeiro semestre de 2025.

Transparência e eficiência nas aquisições

O Ministério da Saúde também reforçou os estoques de vacinas contra a Covid-19 para 2025. Entre outubro e dezembro de 2024, 3,7 milhões de doses foram distribuídas, com 503 mil já aplicadas. Além disso, foi finalizado um pregão para aquisição de 69 milhões de doses, que serão entregues gradualmente, assegurando flexibilidade nas entregas e evitando desperdícios.

Desde 2023, o governo retirou o sigilo sobre os estoques e descartes de vacinas, o que permitiu evitar a perda de 12,3 milhões de doses, resultando em uma economia de quase R$ 252 milhões.

O esforço contínuo do Governo Federal e do Ministério da Saúde reforça o compromisso com a proteção da saúde pública no Brasil, assegurando que vacinas essenciais cheguem a todos os cidadãos, mesmo diante de desafios logísticos e econômicos.

Fale com a Redação