31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de janeiro, 2025
spot_img

Ministério da Saúde não prevê vacinação em massa contra dengue em 2025

O Instituto Butantan, localizado em São Paulo, anunciou o início da produção de imunizantes contra a dengue, marcando um avanço significativo na luta contra a doença. No entanto, a população brasileira não será vacinada em massa neste ano.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o desafio é aumentar a escala de produção da vacina, conhecida como Butantan-DV, para atender a centenas de milhões de pessoas. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, explicou Trindade.

Atualmente, o Instituto Butantan estima a entrega de um milhão de doses da vacina em 2025, com a previsão de atingir 100 milhões de doses até 2027. Antes de sua distribuição, a Butantan-DV precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que segue analisando os documentos apresentados. A vacina também deverá passar pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para ser incluída no programa nacional de imunização.

A Butantan-DV, desenvolvida para ser aplicada em dose única, demonstrou “excelente eficácia” em estudos clínicos, conforme destacou a ministra da Saúde. Enquanto a vacina não está disponível em larga escala, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de manutenção dos cuidados preventivos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Na tarde desta quarta-feira, em Brasília, Nísia Trindade participou de uma reunião com representantes de conselhos, instituições de saúde, associações, especialistas e membros da sociedade civil para discutir estratégias de controle da dengue e outras arboviroses. A ministra destacou a importância do engajamento coletivo na prevenção e combate ao vetor.

Uma das principais iniciativas em andamento é a retomada do programa Saúde na Escola, promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, que busca transformar as escolas em espaços livres do Aedes aegypti. Presente em 96% dos municípios brasileiros, o programa irá mobilizar comunidades e aplicar informações educativas sobre prevenção da dengue. Entre as ações previstas está a borrifação de inseticidas com ação prolongada nos prédios escolares antes da volta às aulas na próxima semana.

A dengue, que afeta milhões de brasileiros todos os anos, continua sendo um desafio significativo para a saúde pública. A iniciativa do Instituto Butantan e os esforços do governo para intensificar a prevenção mostram um compromisso conjunto para conter os impactos dessa doença.

Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano

Fale com a Redação