Ações integram o trabalho de acompanhamento das Eleições 2022
Zéresima e Teste de Integridade. Dois dos mais importantes instrumentos de auditoria do processo eletrônico de votação foram acompanhados, neste domingo (2), por representantes de missões de observadores internacionais que estão no Brasil para as Eleições 2022.
Antes mesmo de a votação começar em Brasília, o grupo acompanhou a emissão da zerésima nas seções eleitorais do Centro de Ensino Fundamental 03, no bairro Asa Sul, em Brasília. Entre 7h e 7h30 do dia da votação, todas as seções eleitorais devem imprimir o documento.
A zerésima é um relatório, uma espécie de extrato, em papel, que toda urna eletrônica necessariamente emite quando é ligada e que mostra que, na memória da urna, ainda não foi registrado nenhum voto antes de iniciada a votação, ou seja, que há zero voto, daí o nome: zerésima. Após a emissão, ela é assinada e colocada ao lado da porta da seção para transparência do processo.
Na escola visitada, os representantes puderam também acompanhar os primeiros eleitores que votaram e viram de perto como funciona a rotina de votação.
Durante a visita, Lorenzo Córdova, conselheiro presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México, ressaltou que quando se discute avanços no processo eleitoral no mundo, a referência é sempre a urna eletrônica e o processo eleitoral do Brasil.