23.8 C
Campo Grande
domingo, 22 de setembro, 2024
spot_img

Morre aos 83 anos, o ator Paulo César Pereio, ícone da rebeldia

Ator, que trabalhou em mais de 60 filmes, vivia no Retiro dos Artistas desde 2020

O ator Paulo César Pereio morreu neste domingo (12), aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava em tratamento de doença hepática avançada, em estado grave, e havia dado entrada de madrugada no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca.

O ator estava em tratamento de uma doença hepática e foi levado ao hospital durante a madrugada em estado grave.

Paulo César Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Tem trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema, onde atuou em mais de 60 filmes.

Pereio começou a carreira artística na década de 1950, no teatro gaúcho, e chegou ao cinema em 1964, com uma participação em “Os Fuzis”, longa-metragem que fez parte do movimento do Cinema Novo, um dos mais importantes da história audiovisual brasileira.

Desde então, construiu uma notória e duradoura carreira nas telas grandes, com papéis em filmes premiados, como “Terra em Transe”, “Toda Nudez Será Castigada” e “A Coleção Invisível”. Seu último trabalho foi em 2023, em “A Fúria”.

Na televisão, integrou o elenco de novelas como “Roque Santeiro”, “O Salvador da Pátria” e “A Viagem” e da série “Magnífica 70”. Foi duas vezes premiado com o troféu Kikito, no Festival de Gramado, por suas atuações.

Seu colega de profissão, Stepan Nercessian se despediu de Peréio em seu perfil no Instagram. Veja abaixo a publicação:

“O Pereio foi o ator que mais trabalhou nessa vida”, diz o ator e amigo de longa data Stepan Nercessian. “Ele não descansava. Onde estivesse, estava o Teatro”.

Nercessian é presidente do Retiro dos Artistas, onde Pereio residia desde 2020, após uma existência de excessos. Em entrevistas, Pereio contava que havia mudado seu estilo de vida no retiro. Solitário, dedicava seu tempo à leitura de Machado de Assis.

O ator foi casado três vezes e teve quatro filhos: Thomaz e João, com a atriz Cissa Guimarães; Lara Velho, com a atriz Neila Tavares; e Gabriel, com Suzana César de Andrade.

“Só posso agradecer ao Pereio pelos nossos filhos”, diz Cissa Guimarães. “Obrigada pela nossa família. Obrigada por tantos aprendizados, por tantos ensinamentos e emoções. Obrigada por me mostrar tantos rumos da vida, me mostrar o amor pelo nosso ofício e nos ensinar a fazer o nosso Ofício. A cortina fecha aqui, mas abre no céu. E todos os aplausos serão sempre poucos para ele”.

Fale com a Redação