O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) promoveu, neste domingo (15), o II Processo Seletivo de Estagiários e Residentes, com provas aplicadas em 54 municípios do Estado. Os exames incluíram provas objetiva, destinada a diversas áreas, e também prova discursiva, essa última exclusivamente para acadêmicos e bacharéis de Direito. As provas possuem caráter eliminatório e classificatório.
De acordo com a Promotora de Justiça e presidente da Comissão Organizadora, Clarissa Carlotto Torres, o processo seletivo está sendo realizado durante o período da manhã, das 8h às 12h. “Foram registradas 2.688 inscrições, com 705 ou 26,23% candidatos ausentes e cinco eliminados. Ao todo 1.983 inscritos compareceram. Este processo seletivo é de suma importância para a instituição e também para os bacharéis e acadêmicos”, destacou.
Leonardo Bertaglia Agustinho, analista no MPMS e integrante da Comissão Organizadora, destacou o impacto positivo da iniciativa. “Este processo seletivo é uma grande oportunidade para muitos que buscam, inclusive, o primeiro emprego, seja estágio ou residência. Além disso, representa uma formação social e uma qualificação profissional, pois a instituição possui ferramentas e servidores capacitados para supervisionar os aprovados. Falo por experiência própria, já que comecei como estagiário no Ministério Público de São Paulo”, contou.
Divulgação de Resultados
O gabarito preliminar será divulgado na próxima quarta-feira, 18 de dezembro. Já o resultado preliminar está previsto para 8 de janeiro de 2025, e o resultado final, com os nomes definitivos dos aprovados, deve ser publicado em 22 de janeiro de 2025.
As informações oficiais estão disponíveis nos portais do MPMS (www.mpms.mp.br) e da Fapec (https://concurso.fapec.org/), além do Diário Oficial do Ministério Público (DOMP-MS).
Expectativas dos Candidatos
A haitiana Joseph Djennika Sylvain, que reside no Brasil há quatro anos, busca uma vaga de estágio em Administração. “Estou prestando para a área de Administração porque já estudo esse curso. É uma grande oportunidade para começar a me desenvolver. Tenho muita expectativa de passar, começar a trabalhar logo e, no futuro, prestar concursos para crescer no Ministério Público, que oferece muitas oportunidades”, relatou.
Vitória Mesquita Carvalho, candidata à área de Arquitetura e Urbanismo, também demonstrou entusiasmo. “O MPMS é um sonho, por ser um setor público. Nele, podemos adquirir experiência que é bem diferente da rotina em escritórios de Arquitetura. Passar será a realização de um grande sonho”, afirmou.
Sayuri Vitória Marques Sato, estudante do primeiro semestre de Direito, busca um estágio na área. “Quero aprender mais sobre minha profissão e estar por dentro das atividades práticas. Se conseguir passar, será uma oportunidade incrível para meu desenvolvimento”, concluiu.