A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Superintendência de Saúde Digital (SSD), dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde com a construção do Plano de Ação do Programa SUS Digital. O objetivo é integrar tecnologias inovadoras para ampliar o acesso e garantir um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.
O evento, que acontece hoje (17) e amanhã (18) na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em Campo Grande, reúne gestores das 79 secretarias municipais de saúde do estado. A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Planejamento estratégico e inovação na saúde digital
As atividades iniciam às 8h30, com abertura oficial às 9h, e incluem alinhamento estratégico e oficinas práticas para a construção conjunta do Plano de Ação de Transformação Digital em Saúde. Serão definidos objetivos, ações e metas pautadas nos resultados do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD) e do Diagnóstico Situacional, que apontaram as necessidades e prioridades para a modernização do setor.
Entre os temas discutidos estão a ampliação da infraestrutura computacional, modernização dos serviços de segurança cibernética, desenvolvimento de serviços de saúde digital, educação em saúde e interoperabilidade de dados. Também está prevista a aquisição de equipamentos como computadores, nobreaks e periféricos para teleconsultas e telediagnósticos, permitindo um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente em todas as regiões do estado.
Participação ativa dos municípios
Espera-se que os participantes contribuam com suas experiências locais para a formulação de um plano de ação realista e eficaz, com metas claras e prazos definidos. “A transformação digital na saúde não é apenas uma modernização tecnológica, mas uma mudança estrutural que impacta diretamente na qualidade e no acesso aos serviços. Com o Plano de Ação do SUS Digital, estamos trabalhando para garantir que cada município tenha as ferramentas necessárias para oferecer um atendimento mais ágil, seguro e eficiente à população”, destacou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões.
Diagnóstico e evolução da maturidade digital
O Programa SUS Digital teve início com um Diagnóstico Situacional, realizado em todos os municípios das macrorregiões de saúde do estado. As informações foram consolidadas e aprovadas pelo Cosems, sendo pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para envio ao Ministério da Saúde.
Além disso, cada município preencheu o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), inserindo dados na plataforma InvestSUS. A partir dessas informações, foi elaborado um relatório de análise qualitativa e quantitativa, que oferece um retrato detalhado da situação da saúde digital no estado. Esses dados servirão como referência para futuras avaliações, permitindo medir a evolução da digitalização nos municípios.
“A saúde digital é um conjunto de saberes e uso de tecnologias que vieram para melhorar a qualidade do atendimento na área da saúde e seu objetivo é tornar o cuidado mais eficiente, acessível e personalizado”, destacou a superintendente de Saúde Digital, Márcia Bogena Cereser Tomasi.
Com a implantação do plano de ação, Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência no atendimento à saúde, garantindo que a tecnologia seja uma aliada na promoção de um serviço público mais acessível e de qualidade.
Programação do evento
17/02/2025
- 08h30 – Credenciamento e coffee break
- 09h00 – Abertura
- 09h45 – Alinhamento do Plano de Ação de Transformação para a Saúde Digital
- 10h15 – Oficina PA Saúde Digital
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Oficina PA Saúde Digital
- 15h30 – Intervalo
- 17h00 – Encerramento
18/02/2025
- 08h30 – Oficina PA Saúde Digital
- 10h30 – Intervalo
- 10h45 – Oficina PA Saúde Digital
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Oficina PA Saúde Digital
- 16h45 – Encerramento