26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025
spot_img

MS conquista 1° lugar no Prêmio de ‘Boas Práticas do Brasil Central’

Projetos Inovadores do MS conquistam quatro das seis categorias e o 1º lugar geral

Mato Grosso do Sul conquistou o 1º lugar na classificação geral e venceu quatro das seis categorias do “1º Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central”, concurso que avalia projetos inovadores implementados por servidores das sete Unidades da Federação consorciadas (DF, GO, TO, MT, MS, MA e RO). O objetivo da iniciativa é divulgar e premiar cases de sucesso, além de promover o intercâmbio de experiências entre os entes consorciados nas áreas de maior impacto.

MS conquista 1° lugar no Prêmio de 'Boas Práticas do Brasil Central'
“Parabéns aos envolvidos pela qualidade e originalidade das iniciativas”, comemora o secretário Eduardo Riedel

A inscrição de um número significativo de iniciativas demonstra que os servidores do MS estão cada vez mais preparados para atuação como gestores de projetos, conforme destaca o Secretário de Governo, Eduardo Côrrea Riedel: “Este resultado é fruto do trabalho de aprimoramento da gestão pública e demonstra que temos conseguido melhorar nosso grau de eficiência, devido ao comprometimento e visão inovadora dos servidores. São projetos que tratam de ações de grande impacto para a sociedade, demonstrando que estamos cada vez mais preparados para novos desafios. Parabéns aos envolvidos pela qualidade e originalidade das iniciativas”, ressaltou.

O Centro de Liderança Pública (CLP) avaliou 58 iniciativas nas áreas de Saúde Pública, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e Logística, Desenvolvimento Econômico & Social e Gestão Pública. Os projetos receberam notas de 0 a 10 com base em quatro critérios: alcance da iniciativa, escala e documentação necessária para reaplicação, inovação e singularidade, além da metodologia de concepção, coerência e clareza.

Para o governador Reinaldo Azambuja atingir pontuação de destaque na premiação nacional em critérios tão expressivos mostram o comprometimento do serviço público estadual. “É o retrato de um trabalho realizado com planejamento, assertividade e, principalmente, de acordo com a realidade e demandas do nosso Estado. Fica, aqui, minha gratidão aos colaboradores envolvidos. Os projetos ganhadores representam estudos integrados, análises profundas e muita dedicação, por isso, merecem o prêmio e o nosso reconhecimento”. 

O projeto vencedor na classificação geral é da categoria de Educação e trata do Regime de Colaboração entre o estado e os municípios na Escrita e na Formação do Currículo de Referência, iniciativa em que ambos assumiram a responsabilidade pela aprendizagem dos sujeitos de seu território, independente das redes de ensino, para garantir as especificidades locais na reestruturação de seus currículos, firmando um Termo de Intenção de Colaboração para a Construção de currículo único.

Para o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Helio Queiroz Daher, a medida ganhadora do prêmio tem como finalidade principal unificar a base nacional comum curricular e, mais do que isso, regionalizar o conteúdo em atendimento à realidade local. “É um processo de alguns anos, em 2017 apresentamos a ideia, em 2019 realizamos a formação de 25 mil professores e em 2020 a metodologia entrou em prática. A iniciativa melhora a qualidade da educação e facilita o trabalho dos professores diante da padronização porque é a mesma diretriz adotada em todas as escolas”.

Daher comemorar o resultado: “A vitória reflete a política do Governo do Estado de trabalhar em prol do município, contribuindo com a gestão municipal. Estamos feliz e orgulhosos pelo trabalho reconhecido”.

Outro projeto que obteve destaque no Prêmio é o do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Fábio Merá de Assis, com finalidade de simplificar e desburocratizar processo administrativo de emissão do Certificado para edificações consideradas de baixo potencial de risco.

“A medida resulta, principalmente, na otimização dos recursos humanos e na agilidade dos processos administrativos. Se antes um processo levava até 30 dias, com a iniciativa ficou de imediato, no mesmo dia consegue a certificação”.

Conheça os projetos vencedores:

MS conquista 1° lugar no Prêmio de 'Boas Práticas do Brasil Central'
Clique na imagem e conheça o projeto

  
1º Lugar – MS – Educação – Regime de Colaboração na Escrita – Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de MS – Helio Queiroz Daher

2º Lugar – MA – Segurança – Trabalho com Dignidade – Secretário de Estado de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão  – Murilo Andrade de Oliveira

MS conquista 1° lugar no Prêmio de 'Boas Práticas do Brasil Central'
Clique na imagem e conheça o projeto

3º Lugar – MS – Gestão Pública – Certificado de Vistoria Online do Corpo de Bombeiros – Tenente Coronel QOBM Corpo de Bombeiros Militar de MS – Fábio Merá de Assis

MS conquista 1° lugar no Prêmio de 'Boas Práticas do Brasil Central'
Clique na imagem e conheça o projeto

4º Lugar – MS – Desenvolvimento Econômico Apoio à Modernização da Criação de Bovinos – Coordenador da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Econômico, Produção e Agricultura Familiar do MS -Marivaldo Miranda

MS conquista 1° lugar no Prêmio de 'Boas Práticas do Brasil Central'
Clique na imagem e conheça o projeto

5º Lugar – MS –  Saúde – Projeto e-Visita Endemias – Coordenador de TI da Secretaria de Estado de Saúde de MS –  Marcos Espíndola de Freitas

6º Lugar – MT –   Infraestrutura – Parcerias Sociais em Infraestrutura – Gestora Governamental da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SINFRA) – Andreia Carolina Domingues Fujioka

Os detalhes destes projetos, e dos demais inscritos, estão disponíveis no site do Banco de Práticas do Brasil Central.

Fale com a Redação