O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (19), um alerta laranja de perigo devido à previsão de chuvas intensas em 65 cidades de Mato Grosso do Sul. O aviso alerta para a possibilidade de chuvas que podem variar de 30 a 60 mm/h (milímetros por hora), com acumulados de até 100 mm/dia.
Além da chuva forte, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h, representando riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A previsão é de que as condições climáticas adversas se mantenham durante o dia.
A mudança de cenário é causada por uma combinação de calor, umidade e a chegada de uma frente fria, que juntos favorecem a formação de nuvens carregadas e aumentam as chances de chuva intensa.
Em Campo Grande, a manhã deste sábado começou com chuva, após a capital registrar 47 milímetros de chuva na sexta-feira (18). O clima permanece chuvoso ao longo do dia, com temperaturas variando entre 20°C e 25°C, proporcionando um alívio no calor. A previsão é de mais chuvas nas próximas horas.
Os ventos, que começam vindo do norte e leste, devem mudar para o sul ao longo do dia, com intensidades variando entre 40 km/h e 60 km/h. Em algumas áreas isoladas, há possibilidade de rajadas ainda mais fortes, superando os 60 km/h.
Outras cidades
Já em Guia Lopes da Laguna, onde o feriado foi marcado por fortes chuvas que causaram danos na cidade, o alerta de tempestade continua vigente, com temperaturas que devem variar de 20°C a 27°C. A região continua em alerta devido aos riscos de novos temporais.
No sul do Estado, Ponta Porã e Dourados também estão sob alerta para pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, com mínima de 19°C e máxima de 24°C. Essas cidades devem se preparar para instabilidades climáticas ao longo do dia.
No oeste do Estado, Corumbá enfrentará chuvas intensas e trovoadas, com temperaturas mais altas, variando entre 22°C e 34°C. A previsão para o norte, em Coxim, também aponta para tempestades, com mínimas de 22°C e máximas de 33°C. Já em Três Lagoas, na região leste, as chuvas podem ser fortes, com temperaturas oscilando entre 20°C e 30°C.
O alerta de tempestade neste sábado se estende a diversas cidades do estado, incluindo as regiões central, sul, oeste e leste de Mato Grosso do Sul. As cidades afetadas incluem Água Clara, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, entre outras.
A população deve ficar atenta às orientações das autoridades locais, evitar áreas alagadas e tomar cuidados com a segurança durante a previsão de tempestades e ventos fortes.
Confira a lista completa das cidades em alerta:
- Água Clara
- Amambai
- Anastácio
- Anaurilândia
- Angélica
- Antônio João
- Aquidauana
- Aral Moreira
- Bandeirantes
- Bataguassu
- Batayporã
- Bela Vista
- Bodoquena
- Bonito
- Brasilândia
- Caarapó
- Campo Grande
- Caracol
- Corguinho
- Coronel Sapucaia
- Corumbá
- Deodápolis
- Dois Irmãos do Buriti
- Douradina
- Dourados
- Eldorado
- Fátima do Sul
- Glória de Dourados
- Guia Lopes da Laguna
- Iguatemi
- Itaporã
- Itaquiraí
- Ivinhema
- Japorã
- Jaraguari
- Jardim
- Jateí
- Juti
- Ladário
- Laguna Carapã
- Maracaju
- Miranda
- Mundo Novo
- Naviraí
- Nioaque
- Nova Alvorada do Sul
- Nova Andradina
- Novo Horizonte do Sul
- Paranhos
- Ponta Porã
- Porto Murtinho
- Ribas do Rio Pardo
- Rio Brilhante
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- Rochedo
- Santa Rita do Pardo
- São Gabriel do Oeste
- Sete Quedas
- Sidrolândia
- Tacuru
- Taquarussu
- Terenos
- Três Lagoas
- Vicentina