37.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

MS está em alerta para tempestade com ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestade em todo o Mato Grosso do Sul. O aviso tem validade até às 10 horas de terça-feira (7), Dia da Independência do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 43 cidades, incluindo Campo Grande, podem registrar ventos de até 100 km/h, além de chuva volumosa de 30 a 60 milímetros e até mesmo raios e granizo. As cidades, são elas: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado e Fátima do Sul.

O aviso também é válido para Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

O outro aleta prevê a mesma intensidade de chuva, mas com ventos chegando no máximo a 60 km/h. As cidades indicadas pelo Instituto, são: Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo e São Gabriel do Oeste.

De acordo com o Inmet, a mudança no tempo é resultado da aproximação de uma frente fria no Paraguai, que está provocando áreas de instabilidade em toda a região Sul do País e também em Mato Grosso do Sul.

Orientação

Em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Fale com a Redação