28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 26 de novembro, 2024
spot_img

MS está em alerta para temporal até quarta-feira

Mato Grosso do Sul está em alerta para possibilidade de fortes pancadas de chuva entre essa terça (16) e a manhã de quarta-feira (17). De acordo com o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria avança pelo País e traz nuvens carregadas e provocam chuva forte, com muitos raios, granizo e vento forte.

O alerta é da cor laranja, que significa Perigo, com previsão de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Apenas as regiões Norte e Nordeste de MS não deverão registrar chuvas.

Durante a manhã, pelo menos quatro cidades registraram pancadas de chuva com mais intensidade, todas da região sul. Um dessas foi Mundo Novo, próximo da fronteira com o Estado do Paraná, onde o acumulado de chuva chega a 26 mm nas últimas 12h. Não muito longe, em Itaquiraí, foram 19 mm,em Bela Vista 15mm e, em Ponta Porã, 6,4 mm de chuva.

Alerta para risco de geada

De acordo com o site de monitoramento climático, Climatempo.com, a mudança no clima é efeito da aproximação de uma nova frente fria. Na quarta-feira (17), a frente fria se afasta rapidamente pelo oceano, mas uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens de chuva em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais.

A previsão aponta para o risco de médio a baixo para geada no extremo sul de Mato Grosso do Sul no final de semana. Em Dourados, na quinta-feira (18) a temperatura mínima prevista é de 8ºC, caíndo para 4ºC no dia seguinte com expectativa de geada e 5º C no sábado (20).

Em Campo Grande, não há previsão para geada, mas a temperatura também vai cair nos próximos dias. Pela previsão atual, a temperatura vai cair de 30ºC na quarta-feira (17) para 21ºC no dia seguinte. Na sexta, a mínima será de 7ºC e no sábado cai para 6ºC, subindo para 9ºC no domingo.

Fale com a Redação