Mato Grosso do Sul amanheceu nesta quarta-feira (5) sob alerta para a possibilidade de chuva intensa e rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h. O fenômeno é resultado da interação entre uma área de baixa pressão atmosférica e a aproximação de uma frente fria que deve afetar a região, mas sem mudanças significativas nas temperaturas mínimas. No entanto, a frente fria pode resultar em máximas mais baixas em alguns municípios.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o tempo instável é também causado pelo calor combinado com a alta umidade do ar. Em Campo Grande, o céu está nublado e a temperatura registrada nesta manhã foi de 24ºC, com expectativa de alcançar 29ºC ao longo do dia. Para a quinta-feira, a previsão é de 27ºC, e as temperaturas devem voltar a subir na sexta-feira, com máximas de 29ºC. O fim de semana será marcado por temperaturas ainda mais altas, com picos de 32ºC no sábado e domingo.
Na região pantaneira, os termômetros devem registrar máximas de 37ºC em Porto Murtinho, 33ºC em Corumbá, 32ºC em Aquidauana e 29ºC em Coxim. Já no sul do estado, as temperaturas serão mais amenas, com máximas de 29ºC em Ponta Porã e 30ºC em Dourados.
Outras máximas previstas para esta quarta-feira incluem 31ºC em Maracaju e Bonito, 29ºC em Água Clara, Paranaíba, Nova Andradina, Ivinhema, Naviraí e Nova Alvorada do Sul, 28ºC em Três Lagoas e Bataguassu, e 26ºC em Chapadão do Sul.
O alerta para risco de chuvas intensas e ventos fortes atinge diversos municípios, incluindo Campo Grande, Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.