31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de janeiro, 2025
spot_img

MS ocupa 19º lugar no ranking de transparência no combate à covid-19

A população mundial sofre além da pandemia, uma crise de confiança na gestão política e econômica de seu país, estado e até município. Por isso, a organização não-governamental Transparência Internacional fez um levantamento e a divulgação de dados sobre a transparência das contratações emergenciais para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19). MS ocupa 19º lugar no ranking de transparência no combate à covid-19

Segundo a atualização do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, houve uma melhora na transparência do estados brasileiros. Sendo assim, 12 estados e 15 capitais brasileiras que tiveram avaliação Regular ou Péssima há um mês, passaram hoje (29) para as categorias Bom ou Ótimo.

A escala de avalização vai de zero a 100 pontos, sendo zero péssimo, indicando que o ente é avaliado como totalmente opaco; e 100 ótimo, mostrando que governo ou prefeitura oferece alto grau de transparência. Mato Grosso do Sul ocupa o 19º lugar no ranking, sendo considerado ‘Bom’ e subiu 13 pontos da última avaliação.

MS ocupa 19º lugar no ranking de transparência no combate à covid-19

O coordenador de pesquisa da Transparência Internacional no Brasil, Guilherme France conta que “quando lançamos a primeira avaliação, a imprensa deu ampla cobertura e a sociedade começou a pressionar, insatisfeita com os resultados ruins. Em seguida, fomos procurados por prefeituras e governos estaduais do Brasil inteiro, interessados em melhorar e aumentar a transparência das informações que fornecem, mas também porque sabiam que estariam sob os holofotes novamente na segunda rodada”.

Com os melhores resultados e liderando o ranking estão: Espírito Santo, entre os estados, e João Pessoa, entre as capitais. Com 100 pontos cada. Já Roraima, com 43 pontos, continua apresentando pior colocação entre os estados, agora acompanhada pela Bahia (45,5 pontos) e pelo Rio de Janeiro (62). Já no quesito piores capitais estão: Porto Velho (39,2 pontos) e Boa Vista (40,5 pontos) são as capitais com a pior transparência.

Para acessar o ranking completo Clique aqui

Com informações da Agência Brasil.

Fale com a Redação