23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de janeiro, 2025
spot_img

MS registra 108 colisões em postes da rede elétrica neste ano, segundo concessionária

Colisões impactam no fornecimento de energia e segurança da rede à população

A concessionária Energisa registrou 108 colisões contra postes de energia elétrica em Mato Grosso do Sul ao longo de 2024, até esta segunda-feira (30). Os acidentes envolveram carros, caminhões e maquinários agrícolas, causando danos estruturais em postes, cabos e equipamentos, além de interrupções no fornecimento de energia para clientes próximos às ocorrências.

Em Campo Grande, o número de colisões caiu cerca de 20% em relação ao ano anterior, passando de 32 casos em 2023 para 26 em 2024. Apesar da redução, a concessionária reforça os riscos e as implicações desses incidentes, que vão além dos danos materiais.

Riscos à vida e segurança

Colisões com postes não apenas comprometem a rede elétrica, mas também colocam vidas em risco. Os acidentes podem causar choques elétricos, transtornos no trânsito e interrupções no fornecimento de energia para residências, escolas, hospitais e comércios.

“Sempre que possível, deve-se evitar sair do veículo nestes casos, pois pode haver risco de choque elétrico, já que cabos podem estar sobre ou próximos ao veículo, muitas vezes não visíveis à vítima”, alerta João Ricardo Nascimento, coordenador de construção e manutenção da Energisa MS. Ele recomenda que as pessoas acionem imediatamente a concessionária, o Samu ou o Corpo de Bombeiros, mantendo-se afastadas do veículo até que o local seja seguro.

Nascimento reforça a importância da conscientização para prevenir acidentes: “A preocupação da Energisa não é apenas com os danos à rede elétrica, mas com a segurança da população sul-mato-grossense. São vidas em risco por conta de acidentes que, muitas vezes, poderiam ser evitados.”

Como proceder em casos de emergência

Em situações de urgência envolvendo a rede elétrica, a Energisa orienta que o atendimento seja solicitado pelo telefone 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa On, redes sociais ou site oficial da concessionária. A rápida comunicação é essencial para garantir a segurança e restabelecer o fornecimento de energia de forma segura e eficiente.

Fale com a Redação