A Prefeitura de Naviraí, através da GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico e por meio do Núcleo de Infraestrutura Rural, deu largada a uma das mais importantes ações de incentivo e à agricultura familiar: a fabricação de silagem em apoio aos produtores de leite do município.
O preparo correto da silagem, obedecendo normas técnicas, teve início na primeira semana de janeiro e será concluído até o próximo dia 15 de fevereiro. O gerente do Núcleo de Infraestrutura Rural, Adolfo Silvério, confirmou que serão fabricadas 2.520 toneladas de silagem, suficientes para atender a alimentação do gado durante o período de inverno.
O gerente de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Leal (Mano), frisa que é meta da Administração “Compromisso com o Futuro” garantir atendimento integral aos produtores da agricultura familiar. “O prefeito Rodrigo Sacuno determinou atenção especial ao setor produtivo tradicional. Desta vez, esta ação contempla 36 produtores de leite”.
Os produtores de leite reconhecem que durante a seca provocada pelo inverno, a silagem garantida pelo Município é única alternativa que têm para garantir a alimentação e criação dos animais nas propriedades da agricultura familiar. Lideranças das associações afirmam que o benefício “é a salvação para manter a média de produção do leite. Sem este apoio a produção ficaria inviável”, afirmaram em contato com a equipe da GEDEC.
Para garantir a regularidade da alimentação das vacas leiteiras na entressafra, a equipe da Infraestrutura Rural, que atua em todo o ciclo e na fabricação da silagem, conta com as participações do gerente da pasta, Técnico Agrícola Adolfo Silvério, dos tratoristas Carlos Manoel e Antônio Aparecido, e do motorista, Felipe “Cabeção”.