Se você é um usuário diário das redes sociais, certamente deve ter visto ao menos um vídeo exibindo um possível Objeto Voador Não-Identificado (OVNI) passando pelos céus de Campo Grande, Porto Murtinho, Aquidauana e algumas outras cidades de Mato Grosso do Sul durante a noite de segunda-feira (06).
Evidentemente, este registro gerou uma enorme curiosidade, tanto para quem conseguiu ver ao vivo como para aqueles que só assistiram por meio das publicações. Nos comentários, os palpites foram de um avião se preparando para pousar ou um tipo de drone, equipamento este que se tornou comum nos últimos anos.
Entretanto, a explicação é outra, o objeto avistado é chamado de trem de satélites, lançado pela empresa de tecnologia Starlink, do empresário milionário Elon Musk, o mesmo da rede social ‘X’, ou antigo Twitter, e que recentemente virou notícia por ser nomeado como membro da equipe de governo do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos.
Entenda
Para que você possa entender melhor, primeiro, vamos explicar sobre a Starlink. A empresa trabalha com a distribuição de internet de alta velocidade e via satélite, levando a conexão até mesmo para as áreas mais remotas do mundo, como florestas, ilhas e desertos. Tem sido desenvolvido e construído pela empresa SpaceX, outra de Elon Musk, desde 2015.
Agora, o trem de satélites é formado quando a SpaceX envia vários satélites ao mesmo tempo, na mesma altitude e velocidade e orbitam a Terra em grupo. Por conta disso, par quem está lá em baixo, vê esse conjunto no formato de trem, com luzes. Essa aparição se repete por vários dias após o lançamento e são facilmente visíveis a olho nu.
Depois, cada satélite sobe para sua órbita operacional. A explicação detalha que os satélites são lançados em órbita em lotes, cada lote contendo entre 15 e 56 satélites. Há quase 6.000 satélites Starlink em órbita. Eventualmente, a SpaceX planeja construir uma constelação massiva de 12.000 satélites.
Aplicativos ajudam a monitorar o caminho dos satélites
O site especializado Starwalk.space explica que há aplicativos para rastreamento de satélites, que fornecem informações em tempo real e uma variedade de recursos que facilitam na hora de localizar satélites. Muitos deles podem funcionar sem a Internet, o que significa que você pode usá-los em qualquer lugar ao redor do mundo.
O aplicativo Satellite Tracker foi projetado especificamente para localizar e identificar satélites. Use-o para ver a trajetória do satélite no mapa da Terra ou no verdadeiro céu noturno. O aplicativo também mostra um modelo 3D do satélite em sua posição atual acima da Terra. Use os três botões na parte inferior da tela principal para alternar entre os três modos de exibição.
Para encontrar o Starlink toque no ícone do satélite no canto superior direito da tela. Escolha a aba “All” (Todos) e role para baixo até encontrar a seção “SpaceX’s Starlink”. Em seguida, escolha o lançamento de seu interesse e toque no botão “Track” (Rastrear) ao lado de um ou vários satélites para adicioná-los à sua lista de rastreamento. Toque em um dos satélites que lhe interessam para selecioná-lo e retornar à tela principal.
Para localizar o satélite no céu acima de você, toque no botão mais à direita no painel inferior da tela principal e siga a seta branca para ver onde o satélite está agora. O temporizador “Next pass” (Próxima passagem) conta o tempo restante até a próxima passagem do satélite selecionado sobre sua localização. Para definir um lembrete, toque no temporizador e no botão do despertador na lista suspensa.
Outra opção é o Sky Tonight para obter informações gratuitas sobre a localização atual dos satélites Starlink. Você pode encontrar grupos de lançamento do Starlink — isso é muito mais fácil para aqueles que querem ver o “trem” do Starlink.
Toque no ícone de lupa e abra o menu de busca. Em seguida, digite “Starlink” no campo de busca e escolha o grupo de satélites que deseja rastrear. Toque no ícone alvo azul, e o aplicativo mostrará a posição do grupo no mapa do céu. Toque no grande botão azul ou aponte seu dispositivo para cima e siga a seta branca para encontrá-lo no céu real.