Nutricionista lista algumas dicas para deixar os alimentos ainda mais apetitosos
Natal é tempo de união, renovação, esperança, reflexão e confraternização. Ao pensar na data comemorativa, muitas pessoas, terão em mente uma mesa farta, com diversos pratos típicos e opções de bebidas, rodeada por familiares e amigos celebrando a vida. Opções para o cardápio não faltam como as tradicionais: ave recheada, arroz à grega, farofa, maionese ou salpicão de frango, além da variedade de saladas e frutas.
De encher os olhos e encantar o paladar a ceia é um momento aguardado por muitas famílias que capricham nos ingredientes e na maneira de prepará-los. Seja com receitas passadas entre gerações ou de inovações nas técnicas ou nas apresentações dos pratos com inspiração para os elementos da data comemorativa.
“Sem sombra de dúvida essa é uma das épocas mais gostosas do ano, porque com a correria diária a maioria das pessoas não consegue tirar um tempo de qualidade para preparar pratos mais elaborados e saboreá-los com familiares e amigos. Para tornar esse momento mais memorável é importante prestar atenção no valor nutricional nas escolhas que vão compor o banquete”, destaca a nutricionista, Letícia Tizziani.
Para auxiliar na organização da ceia, Tizziani dá algumas orientações para deixar os alimentos ainda mais apetitosos. “Na preparação do peru, por exemplo, o segredo de uma carne macia, bem temperada e suculenta é primar na marinada e respeitar o tempo de cozimento. Para isso, pode utilizar manteiga ou azeite, alho, cebola, cheiro-verde picado, pimenta moída, vinho ou até cerveja. Não esqueça de regar a ave e conferir para não queimar”, explica a nutricionista.
Outra dica de Tizziani é de apostar no recheio da ave, com variedade de vegetais, temperos, farofa ou mandioca com bacon. Para acompanhar não pode faltar o arroz à grega bem colorido, com cenoura, pimentões, milho, ervilha e a “polêmica” uva passa, que é opcional. Integra a lista de pratos indispensáveis a farofa, que pode ser feita com frutas secas acompanhadas de nozes, amêndoas e castanhas, ou ainda cebola na manteiga e bacon frito.
Tizziani destaca que ainda entre as opções de acompanhamentos está o salpicão de frango, que é servido gelado e de preparo muito prático ao misturar itens crus e cozidos. “Ele é feito, basicamente, com frango desfiado, milho, ervilha, cenoura ralada, cheiro-verde, cebolinha, creme de leite e algumas frutas, como a maçã picada. Um toque especial fica por conta da batata de palha, que oferece crocância ao prato”, afirma. Para harmonizar as combinações, a nutricionista também sugere o preparo da maionese em sua versão tradicional salgada ou a incrementada com frutas.
Detalhes
Para dar um charme extra na mesa posta e encantar os convidados a nutricionista orienta apostar em montagens criativas dos pratos. “Monte uma árvore de natal saudável com tomates-cereja cortados em três partes no sentido vertical. Ao meio insira pedaços de mussarela de búfala, dispondo em formato triangular e decore com folhas de manjericão fresco e um pedaço de queijo prato cortado em formato de estrela”, recomenda a nutricionista.
Outra opção é preparar uma guirlanda comestível, com rúcula, tomate-cereja, azeitonas recheadas, salame e tâmaras. Para preparar, segundo Tizziani , basta selecionar uma travessa redonda, dispor as folhas de rúcula na borda em formato de círculo, decorar com os demais ingredientes e montar uma flor de salame ao topo.
Além dos tradicionais pratos natalinos salgados há muitas opções doces para incrementar o cardápio da ceia, como panetones, chocotones trufados, rabanada, biscoitos decorados, mousse de maracujá, mosaico de gelatina, salada de frutas, cheesecake de morango, entre outros.