Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no Plenário Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, em Campo Grande, foi empossada a nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) para o biênio 2025/2026. A gestão será liderada pelo desembargador Tomás Bawden de Castro Silva, que assume a Presidência do Tribunal. O desembargador César Palumbo Fernandes ocupará a Vice-presidência, enquanto a Ouvidoria estará sob a responsabilidade do desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida, com o desembargador João de Deus Gomes de Souza como vice-ouvidor.
A Escola Judicial será dirigida pelo desembargador Francisco das Chagas Lima Filho. Já a Ouvidoria da Mulher ficará a cargo da juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli, auxiliada pela vice-ouvidora Keethlen Fontes Maranhão.
O novo presidente do TRT/MS, desembargador Tomás Bawden, enfatizou o compromisso de manter o padrão de excelência da Justiça do Trabalho no Estado: “Meu maior desafio será dar continuidade à trajetória de excelência deste Tribunal, que atua de forma integrada com a população e em clima de cordialidade entre servidores, magistrados e direção. Minha experiência de mais de 30 anos na Justiça do Trabalho, somada ao contato direto com a sociedade, será essencial para nortear minha gestão.”
A solenidade contou com a presença de autoridades de destaque, como o ministro Amaury Rodrigues, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele elogiou o histórico do TRT/MS e desejou sucesso à nova diretoria: Tenho certeza de que será uma gestão marcada por organização, método e compromisso com a sociedade.”
A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região (Amatra XXIV), juíza Priscila Mirault, também destacou as conquistas do Tribunal: “Recebemos recentemente o Selo Ouro do CNJ, e trabalharemos para manter esse padrão e, quem sabe, voltar ao Diamante. Desejamos muito sucesso à nova diretoria.”
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), o secretário-geral Luiz Renê Gonçalves do Amaral desejou uma gestão profícua. O conselheiro federal e membro honorário vitalício da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, reforçou a importância da nova gestão para a advocacia: “Espero que essa nova gestão continue mantendo a excelência dos trabalhos, pois isso eleva o grau de excelência que temos no TRT da 24ª Região.”
Ao encerrar sua gestão, o desembargador João Marcelo Balsanelli expressou orgulho pelos resultados alcançados: “Tentei conduzir o Tribunal de forma íntegra e correta. O reconhecimento obtido, como os prêmios Selo Diamante e Ouro do CNJ, reflete o esforço conjunto de servidores, juízes e desembargadores.”
Perfis
Tomás Bawden de Castro Silva
Graduou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, em 1986. Anteriormente, já havia se graduado em Engenharia Civil, também pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua atuação no serviço público em 1991, como servidor da Justiça do Trabalho no TRT da 18ª Região (Goiás). Aprovado em concurso público, tomou posse como Juiz do Trabalho Substituto em 1992 no TRT da 10ª Região, com sede em Brasília – DF. Na época da criação do TRT da 24ª Região, em 1993, optou por ocupar o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT24. Promovido a Juiz Presidente de Junta de Conciliação e Julgamento, pelo critério do merecimento, presidiu sucessivamente as JCJs de Amambai, Paranaíba e de Três Lagoas, esta última posteriormente convertida em primeira Vara do Trabalho de Três Lagoas. Removeu-se para a 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande, em 2013. Tomou posse como desembargador do TRT24 em 27 de setembro de 2021, promovido por critério de antiguidade. Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Corte.
César Palumbo Fernandes
Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, em 1998. Especialista em Direito Civil, Direito Processual Civil e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP. Iniciou suas atividades na advocacia trabalhista e cível em 1999. Atuou administrativamente perante o Ministério do Trabalho e Previdência e o Ministério Público do Trabalho. Integrou o corpo docente da FES – Faculdade Estácio de Sá, e da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, como professor de Direito Civil e Teoria Geral do Processo. Tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região em 18 de novembro de 2022, na vaga destinada à advocacia.