A Galeria de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) apresenta a Exposição dos Formandos dos Cursos de Artes Visuais. Desde a sua inauguração, esta é a terceira vez que o espaço recebe trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, vinculados à Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Localizada no piso térreo do Bloco 8 da Cidade Universitária, a galeria também conta com obras expostas no Painel de Desenho, como parte da exposição coletiva Chapeuzinho e Lobo.
A coordenadora do cursos de Artes Visuais, Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi, relembra que o curso de Bacharelado recebeu nota máxima na avaliação do MEC e convida toda comunidade para visitar as exposições. “A Galeria é um importante laboratório para o curso e um espaço de visitação para a comunidade geral, para a comunidade acadêmica, para que a comunidade sul-mato-grossense tenha acesso à produção artística tanto dos nossos estudantes quanto dos artistas que participam das exposições ao longo do ano. E eu aproveito para convidar a todos os estudantes da UFMS, aos técnicos, professores, a toda a equipe diretiva que visitem a Galeria de Artes Visuais”.
A professora da Faalc Priscilla Pessoa explica a importância de ter um espaço como esse na Universidade. ”É um tipo de equipamento que poucas instituições têm no Brasil e a Universidade tem. A gente pretende que ela expanda algum dia para um espaço próprio, mas ter conseguido montar uma galeria, uma galeria bem organizada, com uma comissão e com uma proposta curatorial é uma conquista. Para o curso de Artes Visuais, que é antigo na UFMS, nós temos uma galeria que recebe tanto a produção do próprio curso como também é um espaço para que a gente traga artistas nacionais com carreiras já mais consistentes, um espaço de circulação de arte dentro da Universidade, mas não só para os estudantes”.
A exposição tem obras de 23 estudantes que se graduaram em Artes Visuais no último semestre. O nome escolhido simboliza a condição de transformação, o término de um ciclo e a passagem para outro. As obras estarão disponíveis para visitação até março de 2025.
A formanda Alicia Peixoto Paes de Barros, que expõe sua obra de conclusão de curso, descreve o trabalho e exalta o sentimento de realização pela formação na UFMS, “A minha obra é sobre memorialismo e sobre questões de identidade. E em si, sendo mais específica, é sobre memórias da minha adolescência e como que eu as represento. Então, todos os meus quadros são um retrato sobre mim. […] Particularmente, apresentar o meu trabalho de conclusão na Galeria de Artes Visuais é um sentimento de realização. E é muito interessante porque você vê como funciona realmente para expor em galeria e também isso incentiva para você realmente sair da graduação e querer seguir carreira de artista”.
Exposição coletiva
Em frente à Galeria de Artes Visuais da UFMS, está a exposição coletiva Chapeuzinho e Lobo, apresentada no Painel de Desenho, como parte da disciplina Desenho 4, ministrada pela professora Constança Maria Lima de Almeida Lucas. A proposta da exposição, intitulada Crie a sua versão das personagens: Chapeuzinho e Lobo, desafiou os estudantes a desenvolverem obras autorais que retratam suas perspectivas sobre a clássica história da Chapeuzinho Vermelho.
A professora Constança Maria Lima de Almeida Lucas detalha o objetivo da atividade desenvolvida em sala de aula. “A proposta Chapeuzinho e Lobo é baseada na fábula Chapeuzinho Vermelho. A disciplina Desenho 4 tem como foco principal desenvolver o desenho autoral e para tal são feitas algumas propostas que remetem à elaboração de desenhos com interpretação singular. O tema Chapeuzinho e Lobo tem todos os ingredientes para uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos. Fala do medo, do perigo, do papel da mulher, relações de poder, etc. Como é uma fábula conhecida de todos, faz com que seja possível criar a partir dela e entrar no universo de cada um”.