Intervenções ocorrem 24h por dia até a primeira semana de setembro
As obras de recuperação do trecho da BR-163, em Jaraguari, na altura do km 500, seguem avançando. A operação ocorre para a execução dos serviços emergenciais realizados pela CCR MSVia no trecho afetado pelo rompimento de barragem de propriedade particular, na última terça-feira (20), que ocasionou danos à estrutura da rodovia. A previsão é de que a liberação total da pista ocorra na primeira semana de setembro.
Ao todo, a Concessionária movimenta mais de 50 equipamentos essenciais para a obra, incluindo escavadeiras, caminhões, rolos compactadores e tratores de esteira. Para que os serviços sejam concluídos com celeridade, uma verdadeira força-tarefa foi mobilizada, com efetivo reforçado que ultrapassa 100 colaboradores atuando no local 24h por dia, em regime de revezamentos de turnos.
Mediante estudos técnicos feitos no local, as obras avançaram com escavação do solo, reforço de fundação do aterro com rocha e execução de todo aterro em rocha. Em sequência, as intervenções prosseguem para reconstrução de todo pavimento da pista, por meio de técnicas para garantir durabilidade e segurança da rodovia.
Orientações
A Concessionária alerta aos motoristas que, para a execução das intervenções ocorra, é necessário que a pista opere em sistema ‘pare e siga’. O trecho apresenta lentidão de tráfego, principalmente em horários de pico. A Concessionária trabalha para minimizar ao máximo esse tempo, buscando agilizar as liberações no ‘pare e siga’. No entanto, a espera na fila pode ultrapassar 1h, a depender da quantidade de veículos que estiver na rodovia no momento.
Para minimizar os impactos do tempo de espera na rodovia durante as operações de “pare e siga”, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), por meio de sua Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, indica aos motoristas possíveis rotas alternativas.
Uma das opções é o desvio através do anel viário entre a BR-163 e a MS-010 (rodovia pavimentada até Rochedinho) e posterior acesso a MS-244. Outra escolha indicada é o desvio entre a BR-163/MS e a MS-080 e posterior acesso a MS-430, seguindo até a cidade de São Gabriel do Oeste. Por fim, existe, ainda, a alternativa de desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-080, e posterior acesso a BR-419, rumo a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.
O aviso aos motoristas sobre a interdição parcial está sendo feito por meio dos Painéis de Mensagens Variáveis Fixos e Móveis dispostos ao longo da rodovia, Praças de Pedágio, e pelas equipes de operação na pista.
Vale ressaltar que é importante os motoristas programarem seus trajetos de forma a evitar imprevistos por conta de eventuais lentidões que podem ocorrer no trecho em obra. Além disso, é fundamental que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade na aproximação do local, respeitem a sinalização e tenham cuidado com a presença das equipes nas imediações da pista.