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sábado, 5 de outubro, 2024
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Obras estruturantes preparam MS para futuro econômico promissor

O Governo de Mato Grosso do Sul está comprometido com um desenvolvimento que vá além do crescimento econômico imediato, visando o futuro das próximas gerações. A estratégia do governo estadual aposta em obras e ações que pavimentam o caminho para um futuro promissor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses e no desenvolvimento econômico das regiões.

O momento atual de crescimento em diversas frentes, impulsionado pela agroindustrialização, é o motor das obras em execução e planejadas pelo governador Eduardo Riedel. A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) tem conduzido esses projetos, que interligam regiões e atraem capital privado, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem: os municípios.

“Estamos pensando em obras estruturantes, atraindo investimentos privados e preparando Mato Grosso do Sul para os próximos 30 anos e nos atentando a todos os matizes. Isso inclui rodovias, aeroportos e a integração do Estado com outras regiões e países. Ações com agilidade que tragam resultados para a população”, destacou o secretário Guilherme Alcântara de Carvalho em entrevista na sexta-feira (4). 

Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, e para 2024, o Governo vai investir mais de R$ 2,5 bilhões em obras e ações. Até 2026, estão previstos R$ 5 bilhões em novos investimentos, focados não apenas na infraestrutura rodoviária e obras urbanas, mas também na infraestrutura de áreas como saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer.

Obras estruturantes preparam MS para futuro econômico promissor
Secretário explicou andamento da infraestrutura do Estado em entrevista ao programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM de Campo Grande

Entre os projetos em andamento, destaca-se a restauração e construção de rodovias.

O secretário mencionou investimentos de US$ 200 milhões de dólares com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para restaurar mais de 800 km de estradas e, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – já contratados, com projetos adiantados, na ordem de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, para novas pavimentações e restauração de vias, em torno de 800 km em 14 rodovias.

Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.

Outro projeto fundamental em andamento é a Rota da Celulose, que envolve a concessão de rodovias estaduais e federais, visando o desenvolvimento da Costa Leste do Estado. O pacote de concessões que vai à leilão na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em dezembro, inclui as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267.

Além disso, o programa Municipalismo Ativo tem sido uma força motriz no desenvolvimento das cidades. Somente em 2024, 113 convênios foram firmados com as prefeituras, totalizando R$ 427 milhões, grande parte, aplicados em investimentos em obras de pavimentação asfáltica e drenagem de ruas e avenidas nos municípios.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já garantiu 169 obras em processo de licitação, totalizando R$ 1,1 bilhão, reforçando o compromisso de asfaltar 100% dos municípios do estado, meta estabelecida pelo governador Eduardo Riedel.

Radar do Desenvolvimento

Obras estruturantes preparam MS para futuro econômico promissor

O Governo está focado no futuro, com projetos estratégicos que abrangem a região pantaneira. Um total de 513 km de rodovias nessa área está recebendo investimentos estaduais, além de estudos para ligar os “Pantanais Sul-mato-grossense e Mato-grossense”, como a construção de uma ponte entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT).

São cerca de 300 km para integração do Pantanal nos dois estados, encurtando o trajeto de Corumbá a Poconé em 913 km.

Outra iniciativa importante é a revitalização e operação da malha ferroviária, modernizando o escoamento de grãos, minerais e celulose. Até 2026, o Plano Aeroviário prevê um investimento de R$ 250 milhões em 17 municípios, com obras de implantação e restauração de aeroportos e aeródromos já em andamento.

A Sul-Fronteira, rodovia essencial para integrar importante região produtora e levar desenvolvimento a sete cidades entre Ponta Porã e Mundo Novo, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, também compõem o radar do desenvolvimento.

“Esses investimentos são planejados para abranger todas as regiões e garantir o desenvolvimento contínuo de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário Guilherme Alcântara.

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