21.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de outubro, 2024
spot_img

Oficinas de artesanato impulsionam capacitação profissional e geração de renda em MS

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), vinculada à Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), promoverá em novembro três oficinas de artesanato voltadas ao aperfeiçoamento profissional de artesãos da capital e interior. A ação integra o projeto Artesania MS, que pretende reunir cerca de 15 participantes por oficina.

O projeto Artesania MS busca fortalecer núcleos de produção artesanal em municípios de Mato Grosso do Sul, aproveitando o potencial econômico e cultural de cada região. A iniciativa visa resgatar técnicas tradicionais e transformá-las em fontes sustentáveis de trabalho e renda para as comunidades locais.

Etapas do Projeto Artesania

O desenvolvimento do Artesania MS é adaptado às necessidades de cada núcleo. Antes das oficinas, técnicas da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais visitam as localidades para diagnosticar condições e planejar ações direcionadas à produção.

As oficinas de novembro incluem:

  • Crochê Amigurumi com Alexandra Ferreira Sampaio, de 4 a 8 de novembro, no Centro de Triagem Anizio de Lima, em Campo Grande.
  • Macramê com Janaina Bassi Gaffuri, de 4 a 8 de junho, em Nova Andradina, na Rua Walter Hubacher, 1249.
  • Costura Criativa com Luiz Gugliatto, no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante.

Impacto e Sustentabilidade

Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, destaca a relevância do Artesania MS, ativo desde 2007, para o fortalecimento do artesanato local. “O projeto criou núcleos produtivos e assegura a qualidade do artesanato, sendo essencial para o desenvolvimento artesanal e a preservação das tradições de Mato Grosso do Sul”, afirma.

O programa também inclui um Programa de Capacitação para o aprendizado de técnicas locais e um Programa de Aperfeiçoamento e Reciclagem, que aprimora habilidades e maximiza o uso de recursos disponíveis.

Interessados em levar o Projeto Artesania para seus municípios podem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelo e-mail [email protected] ou telefone (67) 3316-9107.

Fale com a Redação