Se você olhar na direção do pôr do sol, mais precisamente após 30 a 45 minutos, poderá ver a conjunção dos planetas Saturno e Vênus. Segundo a revista eletrônica National Geographic Brasil, o avistamento é possível a olho nu em algumas regiões do País, como Mato Grosso do Sul.
Os planetas aparecem a menos de meio grau de distância no céu, sendo que Vênus, o mais brilhante, terá uma coloração próxima ao branco, enquanto Saturno será um pouco mais escuro e dourado. O ponto alto do evento será no sábado (18).
Dicas para observar:
- Escolha um local com pouca poluição luminosa.
- Direcione o olhar para longe da lua.
- Não é necessário usar telescópio ou binóculos, basta ter paciência e deixar seus olhos se adaptarem ao escuro.
Se você é fã da astronomia, se prepare para outro grande avistamento que ocorrerá no dia 21 deste mês, trata-se do alinhamento planetário. O fenômeno será logo após o pôr do sol, serão seis planetas (Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno) alinhados.
Quatro desses planetas (Marte, Júpiter, Vênus e Saturno) serão facilmente visíveis a olho nu. Você precisará de um telescópio ou binóculos de alta potência para ver Netuno e Urano. As informações são do site Star Walk.
O alinhamento planetário será visível quase em todo lugar nas horas da manhã. No entanto, 21 de janeiro, é apenas uma data geral quando será bem visível para a maioria dos locais ao redor do mundo.
O site explica ainda que o alinhamento não se limita a um único dia, mas pode se estender por vários dias antes e depois dessa data. Então, se você perdeu 21 de janeiro, não se preocupe e tente avistar os planetas em outro dia próximo à data!