30.8 C
Campo Grande
sábado, 7 de setembro, 2024
spot_img

Olimpíadas: Brasil estreia com vitória sobre a Espanha no handebol feminino

A seleção brasileira feminina de handebol venceu a Espanha nessa quinta-feia (25) pela primeira rodada do torneio dos Jogos Olímpicos de 2024. As Leoas sairam vencedoras pelo placar de 29 a 18, com destaque para a goleira Gabriela Moreschi, que fechou o gol e terminou o jogo com 45% de aproveitamento nas defesas.

Gabi Moreschi realizou 14 defesas no jogo em 31 arremessos da Espanha, com destaque às sete intervenções em chutes das pontas. Fazia muitos milagres parecerem fáceis, especialmente pelo sorriso constante no rosto.

Além da goleira, o sistema defensivo do Brasil funcionou muito bem, como um todo, com muita intensidade física. Já no ataque, Bruna de Paula e Patricia Matieli foram as artilheiras do time, com seis gols cada. Destaque também para os quatro gols de Tamires Araújo, Larissa Araújo e Giulia Guarieiro.

O Brasil nunca tinha vencido a Espanha em competições oficiais pelo handebol feminino. Eram três triunfos espanhóis em três partidas. Nos Jogos Olímpicos, a Espanha ganhou do Brasil na fase de grupos da Rio 2016 e de Tóquio 2020. Já mais recentemente, também ganharam no Campeonato Mundial 2023.

O resultado é fundamental para as perspectivas de classificação do Brasil rumo aos mata-matas do handebol feminino. As Leoas estão numa chave dura, o Grupo B, ao lado de França, Hungria, Países Baixos, Angola e Espanha. As quatro primeiras do grupo avançam. A equipe volta à quadra no próximo domingo, 28 de julho, quando enfrenta a Hungria.

Confira a agenda com os próximos jogos do Brasil no handebol feminino. Os horários são de Brasília:

  • Domingo, 28 de julho, 4h – Brasil x Hungria
  • Terça-feira, 30 de julho, 14h – Brasil x França
  • Quinta-feira, 1° de agosto, 4h – Brasil x Países Baixos
  • Sábado, 3 de agosto, 9h – Brasil x Angola

O jogo

O único momento em que a Espanha esteve à frente do Brasil no placar aconteceu no primeiro minuto de jogo, quando anotou o primeiro gol. A resposta brasileira foi imediata, com a virada e três gols consecutivos. A defesa das Leoas era impecável, tanto pelos bloqueios das jogadoras de linha quanto pelas defesas de Gabi Moreschi.

O ataque brasileiro também começou num ritmo fortíssimo, encontrando espaços sobretudo pelo lado esquerdo. Bruna de Paula e Tamires eram efetivas, permitindo que as brasileiras abrissem 7 a 2 no placar em apenas dez minutos.

A partir de então, as equipes se alternaram nos gols, mas sem que o Brasil perdesse sua efetividade. Mesmo as suspensões de dois minutos não atrapalharam as brasileiras, que sustentaram a vantagem na defesa até quando tinham duas jogadoras a menos. No final do primeiro tempo, as Leoas venciam por 15 a 9.

Olimpíadas: Brasil estreia com vitória sobre a Espanha no handebol feminino
Gabriela Moreschi, do BrasilFoto por BRUNO RUAS/CBHB

O intervalo não atrapalhou a pegada do Brasil. Muito pelo contrário, o time voltou mais ligado que a Espanha para o segundo tempo e consolidou sua vitória. As brasileiras fizeram 4 a 1 nos primeiros seis minutos da segunda etapa, com a vantagem total subindo para 19 a 11. Aos 12 minutos, a diferença já alcançou 23 a 13.

Na reta final, então, o Brasil aproveitou para ditar o ritmo da partida e administrar a situação favorável. A Espanha não dava mais sinais de que acreditava na reação. Durante os últimos minutos, as brasileiras até fizeram um saldo maior, com três gols consecutivos para fechar a contagem em expressivos 29 a 18.

O tempo restante serviu também para Gabi Moreschi consolidar sua atuação impecável. Tirando as cobranças de sete metros, a goleira realizou 14 defesas em 26 arremessos da Espanha. As jogadoras do Brasil que vieram do banco também auxiliaram bastante na rotação. As Leoas terminaram o jogo com 66% de eficiência no ataque, com destaque aos sete gols em contra-ataques.

Fale com a Redação