30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 de fevereiro, 2025
spot_img

Operação Vastum reforça a importância da união entre as forças de segurança para combater furtos

A importância da atuação integrada das forças de segurança para combater o roubo de materiais, como fios de energia e cabos, foi defendida pelo secretário-executivo de Segurança da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), coronel Wagner Ferreira da Silva, durante as ações da Operação Vastum, deflagrada ao longo desta quinta-feira (13) em Campo Grande.

Em sua fala, o representante da Sejusp destacou que o principal objetivo da investida é identificar os responsáveis por furtar e receptar objetos como fios, hidrantes, hidrômetros, entre outros. “A ação visa também a intensificação das atividades de polícia judiciária e o policiamento repressivo, utilizando a força policial militar no âmbito da Capital para garantir a prisão de envolvidos e a rápida aplicação da justiça”.

O balanço final ainda será apresentado pela Sejusp, mas o secretário adiantou que houve um número significativo de apreensões. “Reforçando a importância da atuação integrada das forças de segurança para combater o roubo de materiais”, completou. As diligências continuam em andamento. São cumpridos mandados de busca e apreensão em estabelecimentos, como ferros-velhos, e pontos de reciclagem.

A operação envolve todas as delegacias de área da Polícia Civil, além de unidades especializadas, como a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), assim como unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal.

O furto de cobre tem gerado diversos prejuízos à população, afetando diretamente a infraestrutura da cidade. Entre os danos mais recorrentes estão a danificação de semáforos e a iluminação pública, que resultam em caos urbano, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, prejudica moradores de residências e construtores, que enfrentam perdas materiais e financeiras devido à subtração de itens.

Fale com a Redação