Fomentada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, a Padaria da Liberdade, instalada no presídio semiaberto da Gameleira, está prestes a atingir a marca de 1 milhão de pães doados para instituições beneficentes da capital em quatro anos de funcionamento. O projeto é um exemplo de trabalho prisional que gera impacto direto na sociedade.
Criada em 2021 pelo juiz Albino Coimbra Neto, a padaria foi idealizada para ser autossustentável. O financiamento inicial para a aquisição do maquinário veio dos recursos arrecadados pelos próprios presos. O valor é proveniente de um desconto de 10% nos salários dos detentos que trabalham por meio de convênios em Campo Grande.
A parceria com as empresas que empregam mão de obra prisional garante o pagamento de um salário-mínimo para os internos que trabalham diretamente na padaria. O modelo permite que o preso exerça uma atividade profissional, contribuindo tanto para sua ressocialização quanto para a sociedade.
Esse é um exemplo da eficiência na execução da pena, conforme destaca o juiz Albino Coimbra Neto. “Esse mecanismo garante que o preso cumpra sua pena de forma adequada, e é possível tirar proveito disso: o interno trabalha em regime semiaberto, intramuros, e, ao cumprir sua pena de forma mais eficiente, gera um benefício social com seu trabalho”. Tudo isso tem sido possível graças à união do Judiciário estadual com empresas e instituições parceiras, ressalta o magistrado.
Em 2024, a padaria foi ampliada. A estrutura cresceu e o maquinário dobrou, solucionando problemas que antes paralisavam a produção. Hoje a fabricação segue sem interrupções e abastece três unidades prisionais de Campo Grande. São cerca de 5 mil pães produzidos por dia, vendidos para as empresas terceirizadas que fornecem a alimentação dos presos nesses presídios. E com a ampliação, haverá um aumento da produção para até 7 mil pães por dia.
Além do fornecimento para os presídios, a padaria doa parte de sua produção. No início, eram mil pães diários. Agora, são 1.500, destinados a instituições que atendem populações vulneráveis. O Hospital Nosso Lar, Pestalozzi, Hospital São Julião e instituições de acolhimento de crianças e adolescentes estão entre os beneficiados.
O Sesc/Senac, por meio do programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos, realiza a retirada diária dos pães no estabelecimento penal e administra as doações para diversas entidades cadastradas. Em maio, a padaria chegará à marca de 1 milhão de pães doados.
De acordo com o diretor do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, Ricardo Teixeira de Brito, atualmente sete presos são responsáveis pela produção da Padaria da Liberdade. Nos dias 8, 9 e 10 de abril, o grupo passou por um curso de manipulação de alimentos. Além disso, eles já possuem certificação em panificação e confeitaria. As capacitações ocorrem por meio de uma parceria com o Senac e os detentos recebem certificação profissional, facilitando sua futura inserção no mercado formal de trabalho após o cumprimento da pena.
O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, idealizou o projeto e incentiva outras ações sociais na unidade. Além dos pães, a horta do presídio semiaberto da Gameleira também produz alimentos que são doados às populações mais vulneráveis, transformando essa unidade prisional em uma doadora de alimentos.
A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), da UFMS, é responsável por garantir a venda legal dos produtos e a compra de insumos como trigo, açúcar e produtos de limpeza. Isso assegura que a padaria continue funcionando sem interrupções.
Para a administração do TJMS, sob presidência do desembargador Dorival Renato Pavan, a Padaria da Liberdade demonstra que o trabalho prisional pode trazer benefícios concretos. Com a produção e doação de alimentos, o projeto une ressocialização e impacto social, beneficiando tanto os internos quanto a comunidade.
Números – Até o dia 28 de fevereiro, o total de pães doados foi de 894.337 unidades. A venda de pães alcançou 1.464.784 unidades. A produção total chegou a 2.557.997 pães.
Somente com as doações distribuídas pelo Sesc Mesa Brasil do mês de março de 2025, foram 29.873 pessoas atendidas nas 61 instituições beneficiadas. A produção chegou a 21.200 pães doados no mês, o equivalente a uma tonelada de alimento.
Desde que as doações iniciaram em junho de 2021, a Padaria da Liberdade doou 32 toneladas de pães via Mesa Brasil para 112 instituições de Campo Grande.