21.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de outubro, 2024
spot_img

Pantanal: câmeras de monitoramento são destruídas por fogo, mas registram temperatura de 73°C

Mesmo derretida pelo fogo, os cartões ficaram intactos e flagraram as imagens do incêndio

Câmeras de monitoramento instaladas no Pantanal, capturaram imagens das chamas se aproximando e registraram uma temperatura de 73°C, durante incêndio florestal. Embora o equipamento tenha sido destruído pelo fogo, o cartão de memória permaneceu intacto.

O incidente ocorreu em fevereiro deste ano, mas o vídeo só foi divulgado em rede social pela Onçafari neste sábado (14).

“Quando o fogo se aproximou, tivemos que correr para retirar as câmeras do local. Conseguimos salvar a maioria delas, mas três estavam em uma área onde o fogo chegou muito rápido, e acabaram derretendo”, relatou Natália Cará, bióloga e guia da Onçafari

Mesmo danificadas, cartões de memória de duas delas ficaram intactos e mostram imagens de animais passando antes das chamas atingirem o local, seguidas pelo momento em que o fogo chegou, atingindo 73°C.

“É impressionante ver a rapidez com que esse fogo veio”, frisou a bióloga. Veja a postagem completa.

Após o incidente, a Onçafari recolocou as câmeras em campo. A organização atua no monitoramento de espécies no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover a conservação ambiental. As câmeras são distribuídas estrategicamente para localizar e acompanhar a fauna da região.

“Agora, mais do que nunca, queremos saber onde estão esses animais e se estão em segurança ou precisam de nossa ajuda”, concluiu Natália.

A associação também solicita doações, que podem ser feitas através do site recuperapantanal.com.br.

Fale com a Redação