O Papa Francisco, de 87 anos, enfrentou dificuldades respiratórias neste domingo (9) devido a um quadro de bronquite e precisou delegar a leitura de seu discurso durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança, realizada no Vaticano. A tarefa foi assumida por um assessor papal.
Apesar da limitação, o pontífice retomou a leitura posteriormente para a oração do Angelus, que foi mais curta do que o habitual. Durante a prece, Francisco pediu pela paz em diversas regiões em conflito ao redor do mundo.
Oração do Papa Francisco:
“Senhor, olhai para todos aqueles que sofrem com a guerra e a violência. Concedei a paz aos corações, às nações e ao mundo inteiro. Dai-nos a força para sermos instrumentos de concórdia e reconciliação. Amém.”
A saúde do Papa Francisco tem sido motivo de atenção nos últimos meses, com episódios recorrentes de problemas respiratórios. No entanto, o Vaticano não divulgou novas atualizações sobre seu estado clínico após a cerimônia.
Quando divulgaram que o pontífice está com bronquite, o Vaticano ressaltou que ele planejava manter os compromissos agendados para os próximos dias, inclusive o evento deste sábado.
Francisco, de 88 anos, é papa desde 2013 e sofreu de gripe e problemas de saúde relacionados várias vezes nos últimos dois anos.
O papa também teve duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e o antebraço em janeiro.
* com informações CNN