22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025
spot_img

Parceria com Sanesul busca fortalecer a 21ª Copa Assomasul de futebol

A Copa Assomasul de futebol, um dos mais tradicionais eventos esportivos amadores do Centro-Oeste, segue ganhando força para sua 21ª edição de 2025.  Nesta terça-feira (18), o Diretor Esportivo da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Costa Rica, Dr. Cleverson, esteve reunido com o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, para discutir uma nova parceria que fortaleça ainda mais a competição. 

O torneio reúne funcionários das prefeituras e Câmaras Municipais de diversos municípios do estado e é um símbolo de integração entre a categoria. A Sanesul é parceira institucional de 68 municípios, nos quais detém a concessão dos serviços públicos nos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário. 

De acordo com Galdino Vieira, um dos coordenadores da competição intermunicipal, a programação da nova edição já está definida. O congresso arbitral, que reúne representantes das equipes para definir regulamento e detalhes técnicos da disputa, ocorrerá no dia 27 de março. 

Nos dias 12 e 13 de abril, Campo Grande sediará a Copa dos Campeões, um torneio que antecede a competição principal. Já a abertura oficial da Copa Assomasul será no dia 27 de abril, no município de Mundo Novo, atual campeão do torneio.

Para os organizadores, mais do que uma competição, a Copa é um evento de união e troca de experiências entre os servidores e gestores públicos. 

“A Copa Assomasul vai além do espírito esportivo e da disputa dentro de campo. Seu principal propósito é promover o congraçamento e a troca de experiências entre os servidores municipais, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do estado ao atuarem diretamente em seus municípios. Durante a competição, os participantes compartilham vivências, desafios e soluções que podem contribuir para a melhoria da gestão pública em diferentes áreas”, atesta o diretor Esportivo da entidade, Dr. Cleverson. 

A Copa Assomasul se consolidou como um ponto de encontro entre os funcionários das administrações municipais, criando um ambiente de integração e fortalecimento de laços institucionais. Prefeitos, secretários, vereadores e demais servidores têm a oportunidade de estreitar relações, trocar boas práticas e fomentar a cooperação entre os municípios, reforçando o papel da Assomasul na representatividade dos interesses locais.

Na última edição, realizada em 2024, a Copa Assomasul contou com a inscrição de 62 equipes, um número expressivo que demonstra a importância da competição no calendário esportivo do estado. 

O torneio tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fudesporte), e da Sanesul, reafirmando o compromisso dessas instituições com o incentivo ao esporte e à valorização dos servidores públicos.

A final, disputada no dia 28 de julho, foi marcada por grande expectativa e emoção. Jogando em casa, no estádio Toca do Urso, a equipe de Mundo Novo sagrou-se campeã ao vencer Nova Andradina por 1 a 0, garantindo o título da 20ª edição do torneio.

Com um histórico de crescimento e engajamento a cada ano, a Copa Assomasul 2025 promete ser ainda maior, fortalecendo o intercâmbio entre os municípios e incentivando a prática esportiva entre os servidores. 

A parceria com a Sanesul e demais órgãos estaduais é vista como essencial para a realização do evento, garantindo infraestrutura adequada e suporte para os participantes. Há vários anos, a Sanesul fornece água envasada, no Complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande, para distribuição entre atletas, equipe de arbitragem e autoridades presentes aos jogos.  

Além da busca pelo título, os atletas-amadores e gestores públicos enxergam na competição uma oportunidade de reforçar o espírito de equipe, trocar experiências e fortalecer o vínculo entre os municípios, contribuindo, direta e indiretamente, para o avanço do estado de Mato Grosso do Sul.

Com expectativas positivas e grande adesão dos municípios, a Copa Assomasul 2025 promete ser mais um marco na valorização dos servidores públicos e no fortalecimento do esporte amador no estado.

Copa Assomasul 2025 terá Série A e Série B para aumentar a competitividade

A Copa Assomasul 2025 chega com uma grande novidade: a criação da Série A e Série B, atendendo a um pedido dos coordenadores de equipes de menor investimento.

A mudança busca tornar a competição mais equilibrada e motivar a competitividade entre os participantes, garantindo que todas as equipes tenham condições mais justas de disputa.

Segundo Galdino Vieira, a decisão foi baseada em um ranking de desempenho dos últimos quatro anos. Com isso, as 30 equipes mais bem colocadas nesse período disputarão a Série A, enquanto as demais integrarão a Série B.

“A gente fez um ranking dos últimos quatro anos e decidimos que os 30 melhores participam da Série A e o restante da Série B”, explicou Galdino Vieira.

A reformulação do formato atende a uma demanda antiga de equipes menores, que muitas vezes enfrentavam dificuldades ao competir contra times mais estruturados, isso sem contar o desgaste diante da distância de município para município.  

“A ideia não é separar os times, mas sim criar um ambiente mais nivelado, onde todas as equipes possam demonstrar seu potencial e ter chances reais de avançar na competição”.

Fale com a Redação