A Paróquia de São Sebastião, em Campo Grande, anunciou o cancelamento da semana dedicada a canonização do beato Carlo Acutis, então prevista para acontecer no próximo domingo (27). A decisão foi tomada em função da morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de problemas respiratórios.
Em nota divulgada pelas redes sociais, a igreja disse que vai esperar o Vaticano anunciar a nova data da canonização de Acutis para programar novamente o festejo. A Paróquia de São Sebastião receberia o agasalho do beato, considerado uma relíquia sagrada de segundo grau enviada pela própria mãe dele, Antonia Salzano, direito de Assis (ITA).
O agasalho é do tipo pulôver, na cor azul-escuro, sendo uma de suas vestimentas mais conhecidas, pois aparece usando em várias fotos publicadas nas redes sociais. É também o mesmo que está vestindo no retrato colocado no altar dedicado à sua memória na Capela do Milagre, em Campo Grande.
Conhecido como o “santo da internet”, foi beatificado em 2020, após a comprovação de um milagre ocorrido em Campo Grande. O caso envolveu a cura inexplicável de Matheus Lins Vianna, que sofria de uma rara anomalia no pâncreas. Aos 3 anos, após tocar espontaneamente a relíquia de Carlo durante uma missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, o pequeno foi curado de forma imediata.
Como parte dos festejos, a Paróquia São Sebastião tinha preparado uma semana inteira de orações e celebrações para homenagear o novo santo. A programação começaria exatamente nesta segunda-feira e se estenderia até o dia 27, data em que aconteceria a cerimônia de canonização.