A movimentação econômica da Páscoa deste ano deve totalizar R$ 338,92 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e o Sebrae/MS, com aumento de 26% no montante total em relação a 2023.
De acordo com a pesquisa, desse valor, R$ 152,28 milhões serão destinados à compra de presentes, com gasto médio de R$ 173,72, enquanto as comemorações devem somar R$ 186,64 milhões, com gasto médio no valor de R$ 205,02.
A pesquisa mostrou ainda que 56,53% pretendem presentear nesta Páscoa e 60,11% irão comemorar a data. Sobre as comemorações, 89,13% farão reuniões com amigos e familiares.
De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, os dados são muito positivos. “São animadores, incluindo supermercados, lojas de chocolates, pequenos empreendedores que investem nesse período na confecção de doces, peixarias, além dos restaurantes e demais segmentos que acabam lucrando mais nesse período”, afirma.
Segundo o levantamento, os entrevistados apontam que 56,53% pretendem presentear e 60,11% irão comemorar a data, sendo que 89,13% farão reuniões com amigos e familiares para comemorar a data. Assim, a previsão é de que a Páscoa movimente ao todo R$ 338,92 milhões em MS, o que representa aumento de 26% em relação a 2023.
Comemorar e o que pretendem comprar
A pesquisa também perguntou se as pessoas pretendem fazer comemorações, e muitos dos participantes afirmaram que sim. Sendo assim, a pesquisa apurou que os gastos com as celebrações de Páscoa devem somar R$ 186,64 milhões, com gasto médio no valor de R$ 205,02 por pessoa.
“É importante que o empresário esteja atento aos fatores que mais contam na definição de compra. Mais de 80% querem desconto para pagamento à vista e 66% querem que o recheio do ovo de chocolate seja valorizado”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Ainda segundo o levantamento, a opção de presente que está entre a preferida são os ovos de páscoa, apontados por 82,55%, seguidos dos bombons (23,18%), ovos caseiros (17,71%) e cesta de chocolate (2,65%). Filhos e cônjuges são os principais presenteados, alvo de 59% dos participantes da pesquisa, e 22%, respectivamente. Depois vêm os sobrinhos/afilhados (21%), a própria pessoa (19%) e outros (17%).
Como atrair clientes
O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, aponta que a oportunidade é ótima para que empresários garantam um bom faturamento. “Algumas dicas para isso são: decorar o estabelecimento com temas de Páscoa para atrair clientes e criar um ambiente festivo, utilizando elementos como coelhos, ovos e flores. Outra dica é utilizar as redes sociais, anúncios on-line e materiais impressos para promover os produtos e ofertas, destacando as promoções”, orienta.
“Também é importante oferecer opções para todos os públicos, como produtos sem glúten ou lactose e veganos. O empresário pode oferecer diversas opções de compras, como no formato on-line, entrega em domicílio ou retirada na loja, e diversas opções de pagamento. Por fim, ter um atendimento excepcional com o cliente garante a satisfação e o incentiva a retornar no futuro”, finaliza.
Pesquisa
O levantamento ouviu 1.981 pessoas entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%.
Veja a pesquisa completa neste link.