26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 6 de novembro, 2024
spot_img

Passeando pela poesia de Manoel de Barros, alunos da rede pública foram premiados em concurso de redação

Caminhando ao lado de Manoel de Barros, 2.821 alunos do 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, escreveram redações inspirados nas obras do poeta durante o ´8º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´. Em premiação, com os 40 finalistas, foram anunciados os três vencedores, que a partir de 2025 terão a oportunidade de realizar o sonho da graduação! O Concurso é uma iniciativa da Fundação Manoel de Barros, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Grupo Companhia das Letras, Uniderp e Anhanguera Dourados.

Em 1º lugar, Clarisse Lopes Rocha, da E. E. Professor Severino de Queiroz, contou que vai realizar o sonho de cursar Nutrição: “Estou muito feliz por essa oportunidade, por estar aqui, por todo mundo que me apoiou, na minha escola, na minha família!”. Emocionada, Silvelaine Barbosa, mãe de Clarisse, ressaltou um ´sentimento inexplicável´: “Meu coração está explodindo! Só a gente sabe, a gente que é mãe; a gente vê que estamos indo no caminho certo de educação, de orientação e Deus abençoou ela com essa bolsa de 100%!”.

A coordenadora pedagógica da escola campeã, Sandra Françoso, falou da importância do prêmio: “É uma sensação de reconhecimento, um momento único de todo esse trabalho, da labuta da escola pública! É um momento de reconhecimento do trabalho da professora e da estudante! Estamos sempre ali motivando e acolhendo os alunos em todos os momentos!”.

Ao conquistar o 2º lugar, Mariana Aparecida de Arruda Gonçalves, da E. E. Coração de Maria, pretende cursar Enfermagem na Uniderp em 2025, com a bolsa de estudo de 70% que ganhou. “É muito gratificante ver que o nosso esforço traz sim resultado e é incrível como a gente pôde chegar até aqui, graças a Fundação, graças a nossa escola, a todo mundo que colaborou, a diretora. E, eu agradeço a Deus também por esse momento!”, completou.

Já Carlos Eduardo Martins da Silva, da E. E. José Antônio Pereira, alcançou o 3º lugar e terá uma bolsa de estudo de 50% na Uniderp: “Estou vibrando de emoção, feliz! Pretendo fazer Direito e futuramente atuar como delegado. Ansiosíssimo para começar o curso em 2025!”.

Para Hélio Daher, secretário de estado de Educação, é um momento de enaltecer essa ação: “Enaltecer a importância do Concurso para os nossos estudantes, para as nossas escolas, que resgata justamente essa questão da produção, de poder escrever uma redação, de considerar um poeta que é tão importante pra nós. Pra nós da Secretaria de Educação é uma benção ter uma ação como essa, que realmente enaltece e favorece muito para que esses jovens possam aprender cada vez mais e concorrer inclusive para o Enem”.  

O Concurso!

O Concurso foi voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas públicas. Pela ´Categoria Campo Grande e região metropolitana´ foram contemplados alunos de escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.

Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberam bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o 1º colocado, 70% para o 2º e 50% para o 3º. A professora da aluna que conquistou o primeiro lugar também foi premiada, ela receberá uma bolsa de estudo de 100% na modalidade EAD de pós-graduação Lato Sensu.

O reitor da Uniderp, Cristiano Cupertino, celebrou a premiação e afirmou que essa ação é extremamente relevante, pois além de contribuir na divulgação do legado do poeta Manoel de Barros, também incentiva que os alunos continuem estudando, buscando a excelência e o sucesso no mercado de trabalho.

O diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, finalizou dizendo que a para a Fundação a Educação é um mecanismo de transformação e mobilidade social, para se construir uma sociedade mais justa e igualitária: “O Concurso de Redação tem a essência de estimular a leitura e a escrita, realmente abrir as portas do Ensino Superior para os jovens que estão deixando o Ensino Médio. Concluímos esta edição com o sentimento de missão cumprida nesse eixo da Fundação, que é o apoio à Educação!”.

Fale com a Redação