Caminhando ao lado de Manoel de Barros, 2.821 alunos do 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, escreveram redações inspirados nas obras do poeta durante o ´8º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´. Em premiação, com os 40 finalistas, foram anunciados os três vencedores, que a partir de 2025 terão a oportunidade de realizar o sonho da graduação! O Concurso é uma iniciativa da Fundação Manoel de Barros, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Grupo Companhia das Letras, Uniderp e Anhanguera Dourados.
Em 1º lugar, Clarisse Lopes Rocha, da E. E. Professor Severino de Queiroz, contou que vai realizar o sonho de cursar Nutrição: “Estou muito feliz por essa oportunidade, por estar aqui, por todo mundo que me apoiou, na minha escola, na minha família!”. Emocionada, Silvelaine Barbosa, mãe de Clarisse, ressaltou um ´sentimento inexplicável´: “Meu coração está explodindo! Só a gente sabe, a gente que é mãe; a gente vê que estamos indo no caminho certo de educação, de orientação e Deus abençoou ela com essa bolsa de 100%!”.
A coordenadora pedagógica da escola campeã, Sandra Françoso, falou da importância do prêmio: “É uma sensação de reconhecimento, um momento único de todo esse trabalho, da labuta da escola pública! É um momento de reconhecimento do trabalho da professora e da estudante! Estamos sempre ali motivando e acolhendo os alunos em todos os momentos!”.
Ao conquistar o 2º lugar, Mariana Aparecida de Arruda Gonçalves, da E. E. Coração de Maria, pretende cursar Enfermagem na Uniderp em 2025, com a bolsa de estudo de 70% que ganhou. “É muito gratificante ver que o nosso esforço traz sim resultado e é incrível como a gente pôde chegar até aqui, graças a Fundação, graças a nossa escola, a todo mundo que colaborou, a diretora. E, eu agradeço a Deus também por esse momento!”, completou.
Já Carlos Eduardo Martins da Silva, da E. E. José Antônio Pereira, alcançou o 3º lugar e terá uma bolsa de estudo de 50% na Uniderp: “Estou vibrando de emoção, feliz! Pretendo fazer Direito e futuramente atuar como delegado. Ansiosíssimo para começar o curso em 2025!”.
Para Hélio Daher, secretário de estado de Educação, é um momento de enaltecer essa ação: “Enaltecer a importância do Concurso para os nossos estudantes, para as nossas escolas, que resgata justamente essa questão da produção, de poder escrever uma redação, de considerar um poeta que é tão importante pra nós. Pra nós da Secretaria de Educação é uma benção ter uma ação como essa, que realmente enaltece e favorece muito para que esses jovens possam aprender cada vez mais e concorrer inclusive para o Enem”.
O Concurso!
O Concurso foi voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas públicas. Pela ´Categoria Campo Grande e região metropolitana´ foram contemplados alunos de escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.
Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberam bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o 1º colocado, 70% para o 2º e 50% para o 3º. A professora da aluna que conquistou o primeiro lugar também foi premiada, ela receberá uma bolsa de estudo de 100% na modalidade EAD de pós-graduação Lato Sensu.
O reitor da Uniderp, Cristiano Cupertino, celebrou a premiação e afirmou que essa ação é extremamente relevante, pois além de contribuir na divulgação do legado do poeta Manoel de Barros, também incentiva que os alunos continuem estudando, buscando a excelência e o sucesso no mercado de trabalho.
O diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, finalizou dizendo que a para a Fundação a Educação é um mecanismo de transformação e mobilidade social, para se construir uma sociedade mais justa e igualitária: “O Concurso de Redação tem a essência de estimular a leitura e a escrita, realmente abrir as portas do Ensino Superior para os jovens que estão deixando o Ensino Médio. Concluímos esta edição com o sentimento de missão cumprida nesse eixo da Fundação, que é o apoio à Educação!”.