23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 28 de outubro, 2024
spot_img

Peruíbe (SP) Tem de tudo para agradar ao visitante… até rota de ETs!

10/10/2014 16h00

Peruíbe (SP) Tem de tudo para agradar ao visitante… até rota de ETs!

Guia do Litoral

Roteiro Ufológico montado de acordo com especialistas e moradores

O passeio começa no bairro São José, onde em 2008, houve o pouso de uma espaçonave. De acordo com relatos ufológicos, entre eles o do Sr. João, em 1997, quando estava andando pela praia sentido centro com a esposa Marisa e 4 filhos, avistou uma imensa luz esbranquiçada como “se fosse um grande farol” no céu por volta das 20h30.

Depois de São José, a caminhada segue em direção às Ruínas do Abarebebê, local em que é comum se avistar óvinis. O terceiro ponto é a praia do Costão. Ali, luzes vermelhas foram vistas algumas vezes formando desenhos geométricos na areia. A próxima parada é a Pedra da Serpente, portal dimensional para os Ets. Dali segue-se para o Chão de Pedra, onde ocorreram os primeiros encontros ufológicos da cidade. E, para finalizar, o Guaraú – rio e serra região com alto índice de avistamento.

Roteiro da Jureia, incluindo as principais praias e a cachoeira Paraíso, uma das mais famosas de Peruíbe

Criada em 1986 para preservar uma área de cerca de 80 mil hectares de Mata Atlântica e ecossistemas associados, a Jureia oferece aos turistas lindas praias desertas, rios e cachoeiras, além de fauna e flora preservadas. Mas é preciso ter tempo para apreciar este paraíso ecológico, pois os roteiros abertos à visitação pública costumam ser longe uns dos outros.

De Peruíbe, o ponto de partida do passeio, o acesso à Estação se dá pela avenida Anchieta, principal da cidade, até estrada do Guaraú-Una. De lá são 6 km de estrada asfaltada até o bairro do Guaraú. A partir dali, a estrada Guaraú-Una é de terra. Normalmente o trajeto para outras opções de roteiros é realizado de jipe pelas empresas de ecoturismo da região. Para quem optar pelo circuito das praias, uma boa dica é conhecer a orla do Caramborê, a 18 km da praia do Guaraú.

São 543 m de areia batida, com águas mansas e esverdeadas, onde a infraestrutura é formada apenas por um camping. De lá, partem duas trilhas: uma de 500 m, feita a pé pela costeira até a Barra do Una e outra que exige uma caminha de 30 minutos por um trajeto íngreme até a praia Desertinha.

A Barra do Una é um vilarejo de pescadores que fica às margens do rio Una, que corta a floresta e deságua no mar. A praia oferece um serviço básico de bares e restaurantes. Já na Desertinha, como o próprio nome sugere, não existem habitantes nem comércio. Seus 319 m de areia fina e firme normalmente são usados para pesquisa científica e educação ambiental.

Aos turistas que preferem o banho de cachoeira ao invés do de mar, a Paraíso é uma ótima alternativa

Ela está localizada entre os bairros do Guaraú e Barra do Uma, já na Jureia. Bem conservada apesar da frequência das visitas – são mais de 20 anos – a cachoeira tem uma inclinação natural conhecida por “Tobogã do Paraíso” que forma uma queda d´água com as águas do Rio Itinguçu de seis metros de altura.

Roteiro da Lama Negra

Tradicionalmente conhecida por munícipes e turistas, a Lama Negra de Peruíbe é bastante procurada por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas. Na década de 70, o Instituto Geológico do Estado realizou uma série de estudos que comprovaram a baixíssima radioatividade do minério e sua ação oxidante, o que faz combater o acúmulo de radicais livres, responsáveis pelas sensações de cansaço e estresse.

A Lama Negra de Peruíbe formou-se a partir de uma substância argilosa de origem marinha depositada em depressões no fundo do mar, há mais de 120 mil anos, devido a um movimento geológico. No município há uma jazida localizada a 500 metros do mar, distribuídas em 5 hectares.

Se a pessoa estiver interessada em tratamentos medicinais e estéticos, Peruíbe tem clínicas especializadas. Se preferir os cosméticos, como shampoos, sabonetes e cremes, pode comprá-los no comércio local.

O Projeto Lama Negra de Peruíbe tem por objetivo mais importante disponibilizar o uso da substância como contribuição à saúde pública, matéria-prima para o desenvolvimento de um novo ramo da indústria não poluente ou como equipamento turístico.

O Lamário Municipal fica na avenida Mário Covas Júnior nº 204, no centro (próximo ao porto de pesca). O telefone para mais informações é: (13) 3455-8766. Atualmente, funciona de segunda a sexta das 08h às 17h e de sábado a domingo das 10h às 16h.

Vista aérea de Peruíbe

Fale com a Redação