Mato Grosso do Sul foi escolhido como local de estudo e coleta de dados sobre infraestrutura rural, por meio do projeto de mapeamento das estradas vicinais no Brasil, conduzido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) da USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A pesquisa visa identificar desafios e propor soluções para aprimorar a logística de estradas vicinais, beneficiando diretamente produtores e gestores públicos.
Os pesquisadores Fernando Bastiani e Sarah Tosi percorreram a microrregião de Dourados, onde ouviram mais de 70 gestores, produtores e representantes do setor para compreender as condições das estradas e os principais desafios enfrentados. Ao todo, foram percorridos 1.300 km dentro do estado, sendo 500 km em estradas vicinais.
Segundo Sarah Tosi, a participação do Estado no gerenciamento dessas vias é perceptível, mas ainda há dificuldades, especialmente relacionadas à troca de gestões municipais. “Notamos que em Mato Grosso do Sul há uma organização relevante e um esforço contínuo para mapear a infraestrutura existente. No entanto, a mudança de governos impacta diretamente a manutenção das estradas”, explicou a pesquisadora.
Portaria do Mapa
O estudo da Esalq-Log e CNA ocorre em decorrência da recente publicação da Portaria nº 777/2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece diretrizes para a melhoria da infraestrutura rural no Brasil. O programa prevê a abertura de 10 mil quilômetros de novas estradas rurais por ano, além da destinação de recursos para a manutenção das vias já existentes.

Embora os detalhes sobre a execução da iniciativa ainda estejam em fase de definição, o mapeamento conduzido pelos pesquisadores pode servir como base técnica para subsidiar políticas públicas e direcionar investimentos de forma mais estratégica. “Esse trabalho também pode dar suporte para cobrarmos do poder público melhorias efetivas no sistema de estradas vicinais, garantindo que os recursos sejam aplicados onde realmente há necessidade. Escolhemos oito microrregiões para fazer o estudo prático, mas os resultados serão gerados a nível Brasil”, destacou o pesquisador Fernando Bastiani.
Análise das estradas
Entre os desafios identificados, os pesquisadores destacaram a falta de drenagem adequada nas vias, resultando em problemas como atoleiros e buracos, além da ausência de manutenção em pontes, que dificulta a passagem. Além disso, a necessidade de capacitação de operadores de máquinas também foi apontada. “A mão de obra qualificada para operar as máquinas que fazem a manutenção das estradas ainda é um desafio em várias regiões do país”, acrescentou Fernando Bastiani.
A Famasul, por meio do departamento técnico, acompanhou as visitas dos pesquisadores em MS. Para o diretor-executivo da Federação, Lucas Galvan, esse mapeamento trará novas percepções para que todos os setores envolvidos pensem políticas públicas mais assertivas. “O Mato Grosso do Sul já possui mecanismos como o Fundersul, que auxiliam na manutenção das vias, mas há sempre espaço para melhorias, e informações técnicas como essas ajudam a planejar o futuro da logística rural de forma mais eficiente”, afirmou Galvan.
Outro ponto relevante abordado pela pesquisa é a importância das estradas vicinais para o escoamento da produção agropecuária. Essas vias são responsáveis por conectar propriedades rurais a rodovias estaduais e federais, influenciando diretamente a competitividade do setor agropecuário. Em períodos de chuvas intensas, problemas estruturais prejudicam o transporte de insumos e a distribuição da produção, impactando toda a cadeia produtiva.
A iniciativa da CNA e da Esalq-Log buscam, ao final do estudo, consolidar um levantamento detalhado sobre a condição das estradas vicinais no Brasil e oferecer subsídios para políticas públicas e investimentos no setor. O projeto ainda passará por outras microrregiões antes da conclusão dos trabalhos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul