A PF-MS (Polícia Federal em MS), lançou hoje ‘as ruas’ todo o efetivo em operações nas maiores cidades de Mato Grosso do Sul no combate a diferentes crimes, como a Operação Yaguara combate caça de onça e a biopirataria no Pantanal de MS , que o Enfoque MS noticiou a pouco. A ação agora, também deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), é a Operação ‘Almacén de Armas’, contra quadrilha de tráfico internacional de armas em MS, via a segunda maior cidade do Estado, Dourados, próxima a fronteira com o Paraguai.
Conforme a PF, a ação vem de investigação que iniciou a partir de um flagrante ocorrido no curso de outra operação, a “Agropoison”, deflagrada em Junho, que teria identificado uma apontada grande organização criminosa. “No último dia 21 de junho, ante a operação Agropoison, se identificou grupo criminoso estruturado para a prática de intenso e contínuo fluxo de tráfico internacional de armas para abastecimento de terceiros e outras organizações criminosas em MS e pelo Brasil”, registrou a PF
Hoje, a ‘Almacén de Armas’, que também foi a dois municípios do interior do Paraná, já apreendeu boa quantia de munição e armas, bem como quantia vultuosa de dinheiro em espécie, que ainda não teve valor calculado. “Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Umuarama/PR e Palotina/PR”, apontou a PF.
Segundo a PF, os investigados e agora acusados respondem pelos crimes de associação criminosa armada, por tráfico internacional de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito. Se condenados terão penas que somadas podem chegar a 47 anos de reclusão.