A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Imitate para investigar uma quadrilha que fraudou o cartão de suprimento de fundos da Receita Federal em 2024, na cidade de Corumbá, a cerca de 428 quilômetros de Campo Grande. O valor do prejuízo não foi divulgado.
Durante a operação, agentes cumpriram mandado de busca e apreensão no município de Indaiatuba, em São Paulo. No local, foram apreendidos celulares e mídias diversas, que serão periciados para ajudar na identificação de outros envolvidos na trama criminosa e na recuperação do prejuízo causado à União.
De acordo com a Polícia Federal, o cartão de suprimento de fundos é utilizado para despesas que não podem aguardar o ciclo normal de um dispêndio, como licitações ou contratações diretas, por se tratarem de necessidades urgentes da administração pública. O valor é adiantado a um servidor previamente designado, que deve prestar contas posteriormente.
As investigações continuam para identificar todos os participantes da fraude e minimizar o impacto financeiro causado pelo esquema.