Mais da metade dos consumidores preferiram buscar por algum produto em uma loja física após efetuar a compra online
Lançado há pouco mais de dois anos, o Pix foi utilizado com o meio de pagamento por 75% dos brasileiros que realizaram comprar online em 2022, mostram dados revelados pela pesquisa CX Trends.
No levantamento do ano passado, 66% dos entrevistados relataram o desejo de utilizar o sistema instantâneo e gratuito do BC (Banco Central) em suas compras. Para este ano, o percentual é de 73%.
A pesquisa mostra ainda que 54% das compras foram realizadas por delivery, mas 52% dos consumidores que adquiriram um item online foram presencialmente buscar pelo produto em uma loja física.
“A ansiedade para retirar [os pedidos] online com rapidez e a priorização da compra online pelo preço” são citados como as hipóteses mais evidentes para a mudança de comportamento dos clientes.
Assim como o Pix, o WhatsApp também já é amplamente utilizado pelos consumidores adeptos às compras online. O serviço de mensagens é o canal preferido de seis em cada dez (61%) compradores para falar com as empresas durante o processo de compra.
Desistências
De acordo com o estudo CX Trends 2023, dois terços dos consumidores (65%) relatam já terem desistido de uma compra por causa de uma experiência ruim com a loja virtual. Para 43%, tal situação já aconteceu mais de uma vez.
Entre os traumas mais comuns que originam a desistência de uma compra online aparecem o preço do frete (63%), os preços elevados (56%) e o sentimento de que a empresa não é confiável (54%).
“O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar, não apenas no produto comercializado, mas também na hora do pagamento”, analisa Rodrigo Ricco, presidente da Octadesk, startup responsável pelo levantamento.
Questionados sobre as experiências ruins do último ano, mais 33% dos entrevistados relatam a qualidade do produto ou serviço entregue, o atraso na entrega, problemas com atendimento e propagandas enganosas.
A pesquisa, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box com o apoio da Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, ouviu 166 consumidores com mais de 16 anos e de todas as classes sociais e tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais.
Fonte: R7