Nova modalidade de transferência sem senha bancária começa a valer para celulares Android
A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer uma nova funcionalidade do Pix: a modalidade por aproximação, que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. Inicialmente, essa opção estará disponível apenas para usuários de celulares com o sistema Android. A inovação permite que o cliente faça a transferência apenas aproximando o dispositivo de pagamento, como uma maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC).
A funcionalidade traz praticidade também para as compras online, onde o Pix será concluído com um único clique, sem necessidade de capturar um Código QR ou usar a função Copia e Cola. O pagamento será realizado diretamente no site do vendedor, de maneira mais ágil.
Limites e Controle de Transações
O valor máximo para transações por aproximação será de R$ 500, mas o cliente poderá ajustar esse limite individualmente e até definir um valor máximo diário para essa modalidade. Esse sistema de pagamentos é semelhante ao utilizado por cartões de crédito e débito por aproximação, que vem ganhando popularidade no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em setembro de 2024, 65% dos pagamentos presenciais foram feitos por aproximação.
Testes e Parcerias
Até agora, o Pix por aproximação estava em fase de testes, com a participação de grandes bancos e instituições de pagamento, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, PicPay e Santander. Além disso, 12 marcas de maquininhas de cartão firmaram parceria com o Google para permitir a oferta dessa tecnologia, incluindo Cielo, Getnet, Mercado Pago e Stone, entre outras.
A obrigatoriedade da oferta significa que todas as instituições financeiras associadas ao open finance, sistema que permite o compartilhamento de dados entre as entidades, terão de integrar o Google Pay e oferecer o Pix por aproximação. A única carteira digital registrada no Banco Central para iniciadoras de pagamento é o Google Pay, o que restringe a tecnologia a dispositivos Android. Por enquanto, sistemas como o Apple Pay e Samsung Pay não estão registrados no BC, ficando de fora dessa nova modalidade.
Como Habilitar e Usar o Pix por Aproximação
Para utilizar o Pix por aproximação, os usuários de dispositivos Android precisarão habilitar a tecnologia NFC no celular e configurar a carteira digital do Google Pay. O processo é simples:
- Habilitar o NFC nas configurações do celular.
- Abrir o aplicativo Google Pay e adicionar um cartão de pagamento.
- Associar a conta bancária e seguir as instruções para configurar o Pix.
Quando for realizar uma compra, basta aproximar o celular do terminal de pagamento, confirmar a transação na tela do celular e concluir com a proteção cadastrada, como reconhecimento facial ou impressão digital. Para transações acima de R$ 200, alguns bancos, como o Banco do Brasil, podem exigir a senha bancária.
Com a nova funcionalidade, o Pix por aproximação se torna uma alternativa ainda mais prática para os consumidores, trazendo uma nova era de pagamentos instantâneos e sem a necessidade de digitar senhas bancárias em cada transação.