30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

Plano Municipal da Juventude é publicado no Diário Oficial de Campo Grande

Com o objetivo desenvolver a promoção de política municipal de juventude voltado aos aspectos humanos, sociais, culturais, educacionais, econômicos desportivos e ambientais, foi publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) desta quinta-feira (10) a lei que instituí o Plano Municipal da Juventude de Campo Grande para o período 2022-2032.

A matéria foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e, em seguida, sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad, entrando em vigor. Clique aqui para acessar o Diogrande e conferir o texto na íntegra.

Para a secretária municipal da Juventude, Laura Miranda, o Plano Municipal da Juventude consolida as metas do plano de governo 2021/2024. “Com o Plano Municipal, Centro de Referência, estrutura e ampliação da nova sede da Sejuv, conseguimos entregar aos jovens campo-grandenses propostas e trabalhos que realmente impactam na vida desse público”, comentou ela.

O evento de lançamento e apresentação do Plano Municipal da juventude será no dia 18 de março, no Teatro Glauce Rocha, na UFMS, a partir das 18h30min. Na ocasião, acontecerá também uma palestra motivacional que será ministrada pelo ex-goleiro e sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense, jakson Follmann. Os ingressos são gratuitos e precisam ser reservados antecipadamente pelo telefone (67) 3314-3577.

Plano Municipal da Juventude

A ideia de ter o Plano da juventude surgiu da necessidade de criar dados sobre os cidadãos na faixa etária dos 15 aos 29 anos, que correspondem a 23% da população campo-grandense.

Primeiramente, foi criado um setor de assuntos estratégicos na Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), com o propósito de levantar dados sobre assuntos que correspondem a vida dos jovens, como por exemplo dados de evasão escolar, população carcerária, gravidez indesejada e estrutura familiar.

A partir desses diagnósticos, surgiram resultados de quais seriam as prioridades com base em trabalhos de pesquisas. Após entender a real necessidade, o setor iniciou um conjunto de propostas baseado nas atividades oferecidas pelo Centro de Referência da Juventude juntamente com projetos existentes de outras instituições públicas municipais.

Estes conjuntos de propostas e diretrizes foram apresentados primeiramente, ao comitê de gestores municipais e representantes da sociedade civil para apreciação e validação, logo após, foram promovidas seis assembleias compostas por líderes comunitários, estudantes, autoridades e instituições da sociedade civil e, por fim, apresentação ao Conselho Municipal da Juventude (CMJ), onde também obtiveram aprovação.

Fale com a Redação